Paraty é uma boa opção para suas férias de julho

Fernando Alves (*)

Paraty margaridarestauranteUma muito bem preservada cidade histórica encravada numa paisagem de tirar o fôlego: esta é Paraty, no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, palco do mais importante festival literário do Brasil, a FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece anualmente no inverno ameno da região.

Discussões entre escritores, mediadas por pensadores das letras, acontecem ao longo de cinco dias, com vários eventos paralelos. A 10ª edição da FLIP acontecerá no período de 4 a 8 de julho de 2012, início das férias escolares. Confira a programação no link da FLIP 2012.

Se você estiver lá, não será difícil encontrar um escritor na mesa ao lado, quando for jantar. Um dos restaurantes preferidos de escritores e editores é o Margarida Café. Seu cardápio é tão rico quanto sua adega de 2.500 garrafas, que compõem uma carta de vinhos única em Paraty.

Da última vez que lá estive, tive o prazer de dividir a mesa com o jornalista amigo Ricardo Costa e o editor amigo Carlo Carrenho. Os camarões crocantes que experimentei, servidos com um gratinado à base de queijo brie, foram acompanhados de vinho branco da vinícola sul-africana Stellembosch (Sauvignon Blanc e Chenin).

E na mesa ao lado estava nosso mais querido navegador: Amyr Klink. Vá!

 

Foto: Fernando Alves

(*) Fernando Alves é editor do Professornews