As instituições objetivam conscientizar os jovens sobre os cuidados com bebida e doença

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fundação do Câncer lançaram no Youtube o vídeo de animação voltado aos jovens sobre a influência da propaganda e a correlação entre o consumo de álcool e o câncer.

Segundo a universidade, cerca de 90 a 95% dos tipos de câncer estão associados ao estilo de vida, sendo que um terço está correlacionado à alimentação, incluindo a ingestão de bebidas alcoólicas. O consumo de álcool é um fator de risco para o câncer da cavidade oral, faringe, laringe, esôfago e fígado. Mas nem todo mundo é bem informado sobre essa relação entre álcool e câncer.

O Programa de Oncobiologia da UFRJ fez uma pesquisa com 278 participantes entre 13 e 72 anos, de 25 Estados e de todas as classes sociais. Foi possível identificar que 82% dos respondentes têm baixa percepção de risco sobre um câncer.

Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de 82% dos participantes acreditam que as propagandas de bebidas alcoólicas influenciam o comportamento dos outros, mas não a si próprios (87%).

Intitulado Do Álcool e Seus Demônios, o vídeo pode ser visto no Youtube.