Técnicas teatrais beneficiam professores, executivos e palestrantes

Com a inauguração do CEAR, profissionais não atores serão beneficiados

cear290320121 web"Estou nervoso. Um pouco ansioso. Preciso fazer um breve exercício de relaxamento." E, realmente, faz uma demonstração de como relaxar antes de enfrentar o público durante alguns minutos. Assim se inicia a palestra-apresentação que inaugura o CEAR - Centro de Expressão Antonio Ravan.

O que o experiente ator, dramaturgo, diretor teatral e psicólogo organizacional Antonio Ravan acabou de fazer diante da plateia que lotou a sala de apresentação, na última quarta-feira (28), foi demonstrar que qualquer pessoa, por mais experiente que seja, tem seus momentos de ansiedades antes de enfrentar o público, que pode ser composto de colegas de trabalho, alunos ou outras pessoas.

Talvez a palavra "enfrentar" não seja adequada nesse caso. Se você vencer o medo e considerar a plateia como seus amigos, seus íntimos, tudo se tornará mais fácil. Ravan explica que uns 10 ou 15 minutos de exercícios adequados de relaxamento para eliminar adrenalina, antes da palestra, aula, apresentação de projeto, ou qualquer tipo de apresentação, vai potencializar o resultado.

A criação do CEAR - Centro de Expressão Antonio Ravan é um sonho que o psicólogo Ravan vem acalentando ao longo dos últimos anos, para poder ajudar efetivamente quem precisa melhorar a comunicação. Frequentemente, ele é chamado por empresas para resolver conflitos internos entre seus executivos e profissionais. Isso tornou-se comum no ambiente de guerra e competição de qualquer empresa nos dias de hoje, que precisa sobreviver e/ou crescer para enfrentar a concorrência.

A prática, a inibição e a falta de espontaneidade podem ser fatores determinantes na estagnação de uma carreira, na didática de ensino, na dificuldade de gerar e manter relacionamentos afetivos e na realização de nossos sonhos, segundo Ravan.

cear290320122O conteúdo programático dos cursos e sua duração foram dosados com base em suas experiências como instrutor de cursos de expressão e comunicação. Não deve ser muito curto, pois as pessoas precisam de um certo tempo para mudar suas atitudes (aos poucos, gradativamente) e, também, não muito longo, para não cansar e virar rotina.

As técnicas utilizadas pelo Ravan trazem diretamente as técnicas teatrais para o ambiente simulado de empresas ou escolas. Seus alunos são executivos que precisam fazer boas apresentações, professores que querem potencializar a comunicação e interação com alunos, palestrantes que sonham dar show para a plateia, ou simplesmente, pessoas que querem melhorar a comunicação entre seus amigos e em família.

Após 10 anos como instrutor de cursos de expressão e comunicação, Ravan criou métodos próprios para atender as necessidades específicas de expressão e comunicação de pessoas que não querem ser atores, mas que precisam usar técnicas teatrais para melhorar a comunicação.

cear290320124"Teatro é emoção. Extravasa os sentimentos na hora. Faz o indivíduo conhecer-se e adquirir confiança em seus gestos e, consequentemente, comunicar-se melhor", finaliza o dramaturgo e psicólogo Antonio Ravan.

Veja alguns dos cursos que serão ministrados na escola de comunicação recém-criada: Como emocionar plateias, Teatro para desinibição e autoconhecimento, Palestras dinâmicas e criativas, Técnicas teatrais e inteligência emocional para comunicação eficiente. Para ver a relação completa dos cursos, acesse este link.

Texto e fotos: Equipe Professornews

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado