O professor e as técnicas de ensino

Reflexão sobre as técnicas de ensino e aprendizagem.

becadiploma

Por Prof. Dr. Claudio Quirino Fiel

O professor, ao abrir sua sala de aula física ou virtual, encontra pessoas ansiosas por conhecimento, cujas pessoas depositam elevado grau de confiança nesse profissional (professor), acreditando que receberá dele a base fundamental e suficiente para garantir seu futuro.

Diante desse contexto, o professor deve estar preparado para atender as expectativas e as necessidades dos interessados. Portanto, utiliza-se de alguns instrumentos denominados técnicas de ensino-aprendizado, para atingir seus objetivos.

Diante disso, caro professor, vamos analisar juntos, o que é o ensino e o que é a aprendizagem? A partir daí, passaremos a uma reflexão sobre algumas técnicas.

O ensino se dá de maneira sistemática, onde o ser humano, a partir de suas habilidades, utiliza diversas formas ou técnicas para transferência do conhecimento, podendo utilizar desde uma metodologia informal que está relacionada ao processo de socialização do homem, como a metodologia formal que requer uma parametrização embasada nas normas institucionais, isto é, tomando por base as premissas, ementas, titulações e, assim, sucessivamente.

Aprendizagem é o processo integrado que promove a transformação qualitativa na estrutura mental do indivíduo que aprende, adquirindo novos conhecimentos, desenvolvendo competências e mudando os comportamentos. Estudos e pesquisas mostram que, desde a antiguidade, há uma grande preocupação com a qualidade do aprendizado, pois ele provoca transformação e condiciona novas experiências, hábitos e cultura.

Com a rápida noção sobre o processo de ensino-aprendizagem, vamos explorar um pouco algumas técnicas de ensino que poderão auxiliar o professor em suas aulas.

Técnica vem do grego techne (arte, técnica, oficio) e, sob o aspecto do ensino-aprendizagem, a técnica é o conjunto de processos e ou métodos que irão permitir a obtenção de determinado resultado; instrumento que irá permitir a transmissão do conhecimento científico ao indivíduo. Na medida em que vão sendo utilizadas, as técnicas vão se aprimorando e, ao atingir um adequado grau de maturação, tornam-se tecnologias de transmissão de conhecimento.

O ser humano nasce com certas predisposições para o aprendizado e com grandes potencialidades para a inovação. Dentre as técnicas/metodologias, ou seja, os pressupostos filosóficos que fundamentam um estudo, podemos citar as coleções de teorias, os conceitos e ideias, estudo comparativo com vista a diversos enfoques ou a avaliação crítica de um determinado método.

Técnicas de abordagens práticas

a) entrevista - colóquio entre duas ou mais pessoas, a fim de buscar informações ou compreender determinada matéria;

b) estágio - aprendizado inicial de uma profissão com a utilização de trabalhos práticos no campo de atuação.

Técnicas de abordagem conceitual

Formulação de ideias por palavras e definições com a utilização de:

a) debates, contestação e discussão de determinado tema com a participação dos alunos;

b) aula expositiva, em que o professor transmite e explica as informações e conhecimentos com a utilização de alguns recursos, tais como: transparências, filmes, materiais impressos, quadro, projetor de slides, e assim por diante;

c) paineis, onde o professor coordena as atividades dos painelistas que são formados por especialistas, com a participação e integração dos alunos;

d) palestras e conferências, onde o professor conta com a participação especial de convidados com larga expeciencias profissional.

Técnica da simulação

O professor utiliza o sistema de jogos práticos em laboratórios apropriados, com o objetivo de proporcionar ao aluno a proximidade dos conceitos e teorias com o cotidiano da vida real.

Apresentamos de uma forma breve e simples algumas técnicas que permitem ao professor transmitir seus conhecimentos, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento social, cultural e intelectual do indivíduo, bem como, proporcionando o reconhecimento e a valorização humana diante das necessidades do mundo moderno.

Comentários   

0 # Bruna 18-10-2011 13:56
Dear Claudio,

Congratulations on your article. You are an outstanding professional. Also, thanks for the explanation about teaching and learning.

Best wishes
Responder | Reportar ao administrador

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado