Small talk: o que é e como usar

De tão comuns, small talks devem ser utilizadas de forma a estabelecer uma relação positiva no ambiente de trabalho - e não o contrário

reuniãoaDenominada small talk ou social talk, essa forma de interação é usada para preencher gaps entre atividades profissionais e para permitir a transição da conversa interpessoal para a profissional.  Exemplos de small talks são as trocas de cumprimentos, reclamações sobre falta de tempo e excesso de trabalho, perguntas cordiais sobre como está a família, promessas de marcar um almoço ou café, dentre outras.

A doutora e pós-doutora em Linguística pela Unicamp e professora de cursos de Comunicação e Liderança, Vivian Rio Stella, da VRS Cursos, lista alguns alertas quando usar algum small talk. "Embora não transmitam informações significativas, essas small talks azeitam as engrenagens sociais no ambiente de trabalho. Elas costumam ocorrer em início ou fim de um encontro profissional, começo de reuniões ou feedbacks ou em mudanças de assuntos durante uma interação profissional", comenta Vivian.

De tão comuns, há certos alertas sobre como usar small talk de forma a estabelecer uma relação positiva no ambiente de trabalho - e não o contrário. Confira:

ALERTAS:

  • Não se prolongue: a duração de small talk é relativamente curta. Por isso, evite se alongar em um assunto que está sendo abordado apenas para criar um ambiente para a reunião, por exemplo.
  • Selecione temas que sejam pertinentes para seu interlocutor e, especialmente, que não causem constrangimentos.
  • Procure manter seu estilo pessoal, mas adeque-se ao seu interlocutor. Mesmo sendo uma pessoa engraçada, cuidado com certos comentários divertidos porque seu interlocutor pode não gostar de piadas ou o contexto pode não ser favorável.
  • Evite ser informal demais, mesmo em se tratando de um momento mais descontraído da interação.
  • Cuidado para não propagar notícias, boatos ou fofocar nesse momento, pois esse comportamento geralmente é mal visto nas empresas (ainda que muito feito).

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Case Comunicação Integrada

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado