Cientistas criam professor-robô que detecta estudante distraído em aula online

Experiência confirma que seus métodos são satisfatórios

Em reportagem da revista britânica New Scientist, cientistas da Universidade de Wisconsin-Madson, nos Estados Unidos, inventaram um professor-robô com a finalidade de incentivar a atenção de estudantes de aulas online. Uma das características do aparelho é detectar quando o estudante se distrai ou dorme em frente ao computador.

A partir daí, o robô conta uma estória aos estudantes e os indagam sobre o que lembram, aumentando a “voz” e “gesticulando”, como um professor humano faria. Ainda de acordo com a revista, os testes foram satisfatórios, pois num grupo de alunos que teve a “atenção” do robô, nove questões foram acertadas numa lista de 14.

Já o grupo que não teve esse acompanhamento acertou pouco mais de seis perguntas. De acordo com Andrew Ng, diretor do laboratório de inteligência artificial da Universidade de Stanford, na Califórnia, a ideia pode ter "implicações significativas na educação. A perspectiva de medir automaticamente o engajamento do estudante para criar um professor mais interativo é muito excitante", afirmou.

Fonte: UOL

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado