Microsoft lança rede social só para professores

Nova ferramenta já tem mais de quatro milhões de usuários

ensino-a-distancia3Criada a partir de um projeto empresarial em 2003, a PIL (sigla em inglês para Parceiros na Aprendizagem), a nova rede social da Microsoft, tem objetivo de discutir assuntos acadêmicos e trocas de experiências de professores de todo o mundo. A ferramenta já conta com quatro milhões de usuários de 119 países, espalhados nos cinco continentes.

“A PIL é um espaço colaborativo, onde professores podem trocar ideias e compartilhar experiências. O objetivo é falar de educação como um todo, do comportamento de alunos em sala de aula a questões sobre tecnologia no ensino”, disse Emilio Munaro, diretor de educação da Microsoft.

O Brasil representa uma grande fatia de professores-usuários da PIL, estando entre as 15 nações que mais utilizam a rede. Para o professor Jorge Cesar Coelho, filiado no site há um ano, o uso da PIL é simples e eficiente.

“Eu conheço outras redes que oferecem conteúdo educacional, mas geralmente é muito fraco. Elas têm apresentações de PowerPoint e só. Na PIL, há mais recursos, que, embora sofisticados, são muito simples de usar", analisou o docente, que mantém um grupo de discussão com colegas dos Estados Unidos, Taiwan, Arábia Saudita e Índia.

A PIL pode converter textos para 36 idiomas diferentes, possui vídeos didáticos de como customizar videogames para usos do ensino, e até criar uma rádio digital para ouvir “notícias” da época do descobrimento do Brasil, por exemplo. ”Hoje em dia é preciso estimular o aluno, criar jogos para ele passar de fase, usar a tecnologia de forma mais dinâmica”, afirmou Jorge Coelho.

Para saber mais, basta acessar a página da PIL.

Fonte: Estadão.com

Comentários   

0 # Simonne Kalline de O.C. Soares 14-07-2012 07:41
maravilhosa idéia!
Responder | Reportar ao administrador

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado