Portais de videoaulas disponibilizam legendas para quem não fala inglês
Em matéria do Estadão.com.br, o jornalista Sergio Pompeu levanta a seguinte questão: “Por que, na sociedade do conhecimento, os superastros estão na indústria do entretenimento? Professores podem ser superastros? Falando de professores, faz sentido gastarem o tempo em sala de aula entregando conteúdo, em vez de elaborar sobre ele? Se cai na conta da “ignorância” a culpa por boa parte dos males de um país (e do mundo), por que tão poucos têm acesso à educação”?
Segundo o próprio jornalista, a resposta pode ser a educação online grátis, através de portais que contém cursos, aulas e palestras ministrados por personalidades mundiais das áreas de educação, religião, política etc, como: Charles Severance, da Universidade de Michigan; Dalai-Lama, em Stanford; do filósofo político Michael Sandel; Donald Kagan, da Universidade de Yale, e tantos outros.
Ainda de acordo com Sergio Pompeu, o que barra a curiosidade de professores e cientistas brasileiros é a pouca fluência no idioma Inglês, principalmente no portal americano Coursera, que até pouco tempo, só dispunha de videoaulas na língua nativa, mas que já está sendo legendado para a Língua Portuguesa.
Já o portal brasileiro Veduca possui 70 aulas de renomados professores internacionais com legendas em português, e a meta é concluir a tradução de mais 4.712 videoaulas. “Queremos democratizar a educação de alta qualidade no Brasil”, disse Carlos Souza, engenheiro aeronáutico, um dos criadores do portal.
Confira os endereços dos portais de videoaulas grátis: Coursera, Udacity, Youtube EDU, Veduca, Univesp, Unicamp, e iTunes U.
Fonte: Sergio Pompeu (Estadão.com.br)
Comentários
Obrigado
Cyro Galaso
Assine o RSS dos comentários