Canto da Chuva (xv): professor assume direção de escola com fama de conturbada

Aproveite o fim das avaliações e provas para curtir uma sessão de cultura

A edição do Canto da Chuva desta semana traz um clássico dos anos de 1980, quando um professor assume a direção de uma escola barra-pesada; um filme em que um homem vive em conflito sobre a recente perda de sua mãe e as lembranças do passado; dica de um livro de economia; canções de mariachis mexicanos; e uma piada para descontrair seu dia.

CLAQUETE: Um Diretor Contra Todos (El Principal – Estados Unidos, 1987)

Clássico dos anos 1980, com brilhantes interpretações de James Belushi e Louis Gossestt Jr. A trama começa quando o professor Rick Latimer (Belushi) consegue o cargo de diretor da escola Brandel High, conturbada instituição de ensino, que fica localizada num bairro barra-pesada, onde a maioria de seus estudantes são afro-americanos e latinos. Latimer assume o cargo como uma “segunda chance”, pois havia agredido o namorado de sua esposa, já que estavam num conturbado processo de separação. Ao chegar à instituição, Latimer conhece Jake Phillips (Gossett Jr.), o chefe de segurança da escola, que informa ao novo diretor como a violência e o tráfico de drogas rolam soltos no ambiente. No entanto, ao invés de esconder-se em seu gabinete, Latimer convoca todos os alunos para uma reunião e diz que não admitirá desordens enquanto a escola estiver sob sua gestão. Com isso, muitos alunos desordeiros revoltam-se contra o novo dirigente. Entre eles, está Victor Duncan (Michael Wright), chefe de uma gangue. A partir daí, começa uma guerra entre a vontade do diretor e a contestação dos furiosos estudantes, enquanto existe uma pequena parcela que quer estudar e se tornar alguém na vida, no meio desse fogo cruzado. Um Diretor Contra Todos é drama assinado por Frank Deese e dirigido por Christopher Cain.

EM CARTAZ: Americano (Americano – França, 2011)

Martin (Mathieu Demy) é um homem que reside com sua namorada em Paris, mas é obrigado a voltar para Los Angeles para tratar dos trâmites do recente falecimento de sua mãe, além de resolver questões que envolvem a sua herança. Nos Estados Unidos, Martin encontra uma foto que o faz recordar de Lola (Salma Hayek), uma menina que conheceu na infância, da qual a sua mãe gostava bastante. A partir daí, Martin faz uma busca pelo paradeiro de Lola e a encontra num bar chamado Americano, em Tijuana, onde atua como stripper. Ao se deparar com o cenário, Martin começa a se indagar como fará para conviver com a morte de sua mãe e suas antigas lembranças num país em que, um dia, já foi dele. Uma curiosidade de Americano é a participação de Geraldine Chaplin, filha de Charles Chaplin. O roteiro e a direção são do próprio Mathieu Demy. Veja onde o filme está passando na sua região, no site Guia da Semana.

PAPIRO: O Brasil do Século XXI – Vol. 1 (Pedro Garcia Duarte, Simão D. Silber e Joaquim J. M. Guilhoto, Delfim Netto. Editora Saraiva, 448 p.). Discussões acerca da evolução e a realidade atual da economia brasileira, de forma a sugerir possíveis caminhos que definirão o País do novo milênio. O livro traz especialistas que, com capítulos ou comentários, proporcionam aos leitores um importante material para a reflexão sobre a realidade brasileira.

UM MOMENTO DE CULTURA: El Herradero

Ay! Que linda que rechula

Es la fiesta de mi rancho

Con sus chinas, mariachis y canciones

Y esos charros que traen sombrero ancho

 

Que bonita

Esa yegua alazana y pajarera

Pa’ enseñarles a echar una mangana

Y montarla y quitarle lo matrera

 

Que rechula es la fiesta del bajío

Y ay que linda sus hembras y sol

Rinconcito que guarda el amor mío ay

Mi vida tuyo es mi corazón

 

Y ahora es cuando

Valedores a darse un buen quemón

Que esa yegua que viene del potrero

Solo es buena pa’l diablo del patrón

Las mujeres han de ser como todas las potrancas

Que se engrían y se amansan con su dueño

Y no pueden llevar jinete en ancas

 

Que rechula es la fiesta del bajío

Y ay que linda sus hembras y sol

Rinconcito que guarda el amor mío ay

Mi vida tuyo es mi corazón.

Canção composta pelo músico mexicano Pedro Galindo (1906-1989), o mesmo autor de Malagueña Salerosa, aqui interpretada pelo grupo Mariachi Perla Mexicana, de Cancun, considerado como um grupo de raiz de sua terra. Nesta gravação de El Herradero, do Youtube, outras duas músicas a antecedem: La Charreada e Ojitos Traidores. Noten las interpretaciones de los dos cantantes, en especial la hermosa Mariana Sanabria Montes de Oca.

PIADAS E ANEDOTAS:

Numa faculdade de História em Minas Gerais, o professor indaga ao aluno:

- Henrique, o que aconteceu em 1840?

- Nasceu Tiradentes, professor!

- Muito bem, Henrique!

- E o que aconteceu em 1845?

- Tiradentes fez 5 anos, professor...

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado