Cinema: professor é afastado injustamente por acusação de racismo

Um filme sobre professor para assistir no final de semana

Revelações (The Human Stain – EUA, Alemanha e França, 2003)

116px-Mae West NYWTS detailÉ um drama que conta a estória de Coleman Silk (Anthony Hopkins), renomado professor de História da Arte e reitor de uma tradicional universidade em Massachusetts (EUA), que é injustamente acusado de racismo.

Magoado com seus colegas docentes, a maioria que ele mesmo contratara, decide se aposentar de vez de prosseguir na carreira acadêmica. Com o falecimento de sua esposa no mesmo dia em que decide deixar a universidade, Coleman tem a ideia de lançar um livro para delatar seus detratores e convence o escritor Nathan Zuckerman (Gary Sinise) a ser seu editor.

Enquanto a obra é escrita, Coleman passa a ter um relacionamento amoroso com Faunia Farley (Nicole Kdman), faxineira da universidade onde ele trabalhara, fazendo com que seus colegas o destratem ainda mais. Faunia é uma jovem amargurada, com um passado sombrio, além de viver atormentada com a constante perseguição de seu ex-marido Lester Farley (Ed Harris), um veterano da Guerra do Vietnã que vive embriagado.

Coleman conta a Zuckerman o seu passado como lutador de boxe, marinheiro e, depois, um respeitado professor universitário. No entanto, o mestre, que sempre se apresentou como tendo ascendência judaica, esconde um segredo que faz o espectador pensar se ele realmente fora ou não racista na universidade.

Revelações tem roteiro escrito por Nicholas Meyer e direção de Robert Benton.

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado