Cinema: professora de 13 anos emociona a plateia

Personagens do filme têm o mesmo nome na vida real

Nenhum a Menos (Yi Ge Dou Bu Neng Shao – China, 1999)

120px-JesusfilmprojectComovente estória que se passa num vilarejo da China, distante dos grandes centros. O professor Gao ensina na Escola Primária Shuiquan, e precisa ausentar-se para cuidar da mãe doente. Para o seu lugar, o professor confia a responsabilidade para Wei Minzhi, de 13 anos, única pessoa que aceitou a tarefa.

Antes de ir, Gao pede que Wei não deixe que nenhum aluno abandone as aulas, garantindo-lhe a recompensa de 10 Yuans como pagamento. No meio de uma situação em que nunca estivera, Wei tenta o impossível para manter a concentração das crianças, pouco menores que ela. Eis que um menino de 10 anos decide tentar trabalho na cidade grande, fazendo com que Wei vá em sua busca, para cumprir a promessa de manter a classe intacta.

Nenhum a Menos arrebatou vários prêmios cinematográficos, dentre eles, o Festival de Veneza de 1999. Uma curiosidade da obra é que muitos personagens do filme têm o mesmo nome na vida real, assim como em suas profissões e ocupações. Os alunos da escola são mesmo estudantes do vilarejo onde a película foi filmada. O prefeito da cidade, os profissionais de TV e a dona do restaurante também são personagens reais e nunca tinham participado de um filme.

O roteiro é de Shi Xiangsheng, e a direção é assinada por Zhang Yimou.

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado