Amsterdã: uma das cidades mais liberais e tolerantes do mundo

Fica na Holanda ou nos Países Baixos?

holanda15holanda23

Amsterdã é uma das mais belas cidades da Europa e a maior cidade dos Países Baixos (*), Holanda, para os brasileiros. A cidade surgiu ao redor da represa do rio Amstel (de onde deriva o nome Amsterdã) no século XII e desenvolveu-se como cidade pesqueira a partir do século XIII.


holanda12holanda18

A cidade é conhecida também como "Veneza do Norte". Prédios baixos construídos às margens dos mais de 100 canais que cortam a cidade criam um ar romântico. A área de canais concêntricos construídos no século XVII entrou na lista de patrimônio histórico da humanidade da Unesco em 2010. Para conhecer a área tombada, você pode navegar por seus canais ou passear de bicicleta. Como a cidade é plana, é fácil andar de bicicleta, como faz a maioria dos moradores da cidade.

Amsterdã tem diversos museus importantes em nível mundial:

van gogh1- Museu Van Gogh, onde estão expostas as obras de Van Gogh e conta a história de sua vida;

- Hermitage Amsterdam, o maior museu satélite do Museu Hermitage de São Petersburgo, cuja mostra temporária é substituída a cada seis meses por peças da coleção de mais de três milhões de objetos do museu principal;

- Rijksmuseum, Museu Nacional da Holanda, com coleções que contam a história e a arte de Holanda;

- Casa de Anne Frank, onde a menina de 13 anos (aquela do Diário de Anne Frank) e sua família ficaram escondidas em companhia de alguns judeus durante a ocupação nazista, na Segunda Guerra Mundial;

- Museu Histórico Judaico, com mais de 13.000 obras de arte e objetos históricos que contam a religião, cultura e história dos judeus e do judaísmo na Holanda; e

- Casa de Rembrandt, a antiga residência do pintor holandês Rembrandt van Rijn, que foi restaurada e expõe suas obras.

Esses, só para citar os principais.

holanda15APara os mais ousados, Amsterdã ainda tem o Museu do Sexo, o primeiro e mais antigo museu do gênero do mundo e o Distrito da Luz Vermelha, onde as prostitutas se expõem nas janelas, pois a prostituição é legalizada na Holanda (foto tirada de dentro do barco de turismo).

Como Amsterdã é uma das cidades mais liberais e tolerantes do mundo, é necessário tomar cuidado ao entrar em coffee shops, onde vendem maconhas e marijuanas que podem ser consumidos legalmente dentro desses estabelecimentos.


holanda24holanda23A

O Mercado das Flores e as milhares de casas-barco "atracadas" nos canais são atrações à parte.


holanda42Bholanda51

Ainda existem os tradicionais moinhos de vento da Holanda, mas estão sendo substituídos por equipamentos mais modernos. Uma das funções dos moinhos era o bombeamento das águas para o mar, cuja função é executada atualmente por sistemas de bombas hidráulicas.    


holanda38holanda48

Os famosos diques de contenção, como podem ser observados na foto, não são de concreto; são construções feitas com mistura de terra e outros materiais e cobertos com vegetações (foto: dique da região de Volendam). Do outro lado dos diques, circulam calmamente os barcos de passeio.


Fotos:  Equipe Professornews

Fontes de informação:  http://www.holland.com/br e http://www.ducsamsterdam.net  



(*) Sobre Amsterdã e Holanda

 

holanda paises baixos

A Holanda, como é conhecida pelos brasileiros, chama-se Nederland, em holandês e Netherlands (Países Baixos), em inglês. Faz fronteira com Alemanha e Bélgica e seu litoral é banhado pelo Mar do Norte. Na realidade, Holanda do Norte e a Holanda do Sul são duas províncias localizadas na região centro-oeste dentre as 12 que formam os Países Baixos.

Cerca de um quarto do país está abaixo do nível do mar; daí, a necessidade de diques para conter o avanço das águas do mar. Na região de Amsterdã e em todo o país, praticamente, não se vê morros e montanhas; é totalmente plana. Somente na região que faz divisa com a Bélgica e Alemanha, encontram-se elevações de terras que atingem a altura de 300 metros acima do nível do mar. As áreas mais baixas ficam cerca de sete metros abaixo do nível do mar.

holanda30O país é uma monarquia jovem, pois o Reino dos Países Baixos foi estabelecido em 1815. A Princesa Beatrix foi a monarca reinante por mais de 30 anos e, em 2013, foi sucedido por seu filho mais velho, Willem-Alexander (foto).

A capital oficial do país é Amsterdã, embora a sede do governo fique em Haia (Den Haag, em holandês), bem como a maioria das embaixadas.

Amsterdã tem cerca de 2 milhões de habitantes e é um dos centros financeiros mais importantes da Europa.

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado