Palestra internacional na Mackenzie e na USP-Leste focam a internacionalização das universidades

Por meio de convênios e palestras internacionais, as universidades brasileiras reforçam o aspecto da internacionalização.

79px-156995 Takenaka HeizoNos próximos dias 24 e 25 de outubro, haverá palestras do economista e ex-ministro de Finanças e Política Fiscal do Japão Prof. Dr. Heizo Takenaka, em São Paulo. Os temas das palestras são os impactos econômicos que os desastres naturais ocorridos no Japão, no último mês de março, causaram e continuam causando sobre a economia brasileira e mundial.

No dia 24 de outubro, a palestra será na Universidade Mackenzie e o coordenador do evento é o Prof. Dr. Wilson Nakamura. A palestra do dia 25, que será realizada na USP-Leste, está sendo coordenada pelo Prof. Dr. Silvio Miyazaki. O Professornews foi verificar com os coordenadores dos eventos a sua importância para a academia brasileira.

Impacto dos desastres naturais ocorridos no Japão em março passado

O Prof. Dr. Wilson Nakamura e o Prof. Dr. Silvio Miyazaki têm formação em economia e são pesquisadores com profundo conhecimento da economia internacional. Ambos são unânimes em afirmar que o desastre natural não atingiu diretamente a economia brasileira, mas que os brasileiros sofreram esse efeito indiretamente, por exemplo, com suspensão de produção de automóveis no Brasil, pois na área atingida haviam fábricas que produziam peças automotivas para suas subsidiárias no Brasil.

Lições para a academia

Um desastre natural atinge não somente o setor público, mas também o setor privado. Na entrevista de abertura do primeiro número da Newsletter Professornews, em 22 de março último, o Prof. Silvio Miyazaki havia falado que, em termos de ensino, a catástrofe natural e a crise nuclear deveriam ser analisadas de forma interdisciplinar e que havia falta de um curso específico de gerenciamento de crise em cursos de Administração Pública no Brasil (veja a matéria neste link).

"A questão da prevenção e das políticas públicas sempre vêm à tona quando há esses desastres. Em termos de academia, é preciso pensar em pesquisas interdisciplinares de um lado sobre os fatores causadores desses desastres e, de outro lado, sobre suas consequências. A visão de somente um campo da ciência não é suficiente para uma pesquisa sobre esse tema", afirma o Prof. Miyazaki.

"Certamente, há necessidade de considerar nos modelos e práticas de gestão de risco das empresas em geral a possibilidade de catástrofes naturais, como as que aconteceram no Japão.O caso da usina nuclear de Fukushima deve servir de case para os cursos de gerenciamento de risco corporativo", complementa o Prof. Nakamura.

A importância da internacionalização das universidades brasileiras e a Relação Brasil-Japão

Existem diversas universidades brasileiras que mantêm convênio com universidades japonesas, como é o caso da USP, que mantém convênio em diversas áreas. A Universidade Mackenzie também tem recebido pesquisadores de universidades japonesas, para realizar pesquisas específicas no Brasil.

O Prof. Nakamura é enfático: "como vivemos uma onda de internacionalização nas universidades brasileiras por conta das exigências da Capes, as universidades que tiverem conexões consistentes e duradouras com instituições estrangeiras terão, certamente, maior prestígio nacional e a possibilidade de se tornarem mais conhecidas e respeitadas no exterior".

Além dos convênios, há diversas bolsas de estudos do governo japonês não somente para estudantes, mas também para profissionais se aperfeiçoarem em suas áreas de atuação, assim como para os pesquisadores científicos. E ressalte-se que há bolsas não somente para descendentes de japoneses, mas para todos os brasileiros, que podem vivenciar e aprender uma cultura diferente da nossa, alargando horizontes de um modo geral (veja um exemplo neste link).

O Prof. Miyazaki, como um ex-bolsita e conhecedor do assunto, afirma: "também há ganhos com o aperfeiçoamento de técnicas que podem aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos e procedimentos. Em termos de curriculum, seria um diferencial em relação aos tradicionais caminhos de intercâmbios, que são para os Estados Unidos e para a Europa".

As palestras internacionais promovidas pelas universidades brasileiras, como no caso da palestra do Prof. Takenaka, ajudam a estreitar o relacionamento com universidades estrangeiras e reforçam a internacionalização das universidades brasileiras, segundo os dois docentes entrevistados.

 

Palestra na Universidade Mackenzie (24/10, às 19:00h)

E-mail para inscrição: veja detalhes aqui

Local: Rua da Consolação, 930 - Consolação - São Paulo-SP

 

Palestra na USP-Leste (25/10, às 11:45h):

Inscrição: http://tinyurl.com/palestra-sbpn

Local: Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Campus USP-Leste

Av. Arlindo Béttio, 1000 - Ermelino Matarazzo - São Paulo-SP

 

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado