FIA e Universidade do Porto fazem estudo de prevenção de fraudes

Troca de experiências se dará no âmbito acadêmico e empresarial

A disseminação de fraudes acadêmicas e empresariais é cada vez mais presente no mundo profissional. Pensando nisso, a Fundação Instituto de Administração (FIA) e a Escola de Gestão do Porto (EGP), da Universidade do Porto, de Portugal, selaram um acordo inédito para troca de experiências como medida de detecção e prevenção de fraudes nessas áreas.

Uma das grandes preocupações dessas companhias é sobre o crescente número de casos envolvendo desvios de verbas em órgãos públicos e privados, causando perdas de valores tangíveis e intangíveis.

“Quem disser que sabe muito de economia e gestão de fraude mente. Todos nós somos aprendizes no tema. Por isso, a troca de experiências, investigação científica conjunta e as iniciativas pedagógicas articuladas são campos em que teremos muito a ganhar trabalhando juntos”, garantiu Carlos Pimenta, professor da Universidade do Porto e membro do Observatório de Economia e Gestão de Fraude.

A iniciativa desse projeto será o intercâmbio de acadêmicos das instituições para a colaboração dos cursos de pós-graduação da FIA e da EGP sobre análise e prevenção de fraude.

“Este já é o segundo apoio que firmamos para o curso de pós-graduação em Análise, Prevenção, Detecção e Riscos de Fraudes Empresariais que ministramos, pois, em julho, assinamos acordo com a PwC, empresa de referência internacional em auditoria empresarial, para garantir ao aluno propostas acadêmicas que solucionem problemas reais de mercado”, apontou Fernando de Almeida, professor e coordenador da FIA.

O intercâmbio de estudantes começará em 2012, sendo que em março começam as aulas da segunda turma do curso de Pós-graduação da FIA, que está com inscrições abertas até 9 de março.

Fonte: Fran Press Assessoria de Imprensa

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado