Presidente da Hungria renuncia após ser acusado de plágio

Pal Schimmitt obteve sua titulação pela Universidade de Medicina Semmelweis

Hungria Parlament Budapest3O presidente da Hungria, Pal Schimitt foi obrigado a abdicar do cargo por denúncia da imprensa, de plágio de sua tese de doutorado.

Schimitt, que foi um grande atleta de esgrima de seu país, conquistando duas medalhas de ouro, nas Olimpíadas de 1968 (México) e 1972 (Munique), causou um escândalo em todo Leste Europeu na última segunda-feira (2). Segundo a revista HVG, a tese do presidente, aprovada em 1992 pela Universidade de Medicina Semmelweis de Budapeste, continha cópias de várias fontes, sem, no entanto, fazer menções dos autores.

Schimitt, de 69 anos, estava à frente da Hungria há pouco mais de um ano e sete meses. “Nessa situação em que um problema pessoal divide minha querida nação ao invés de uni-la, sinto-me obrigado a encerrar meus serviços e renunciar à presidência”, disse, em discurso de renúncia, aplaudido pela oposição. Após a verificação do projeto de conclusão pela universidade, o conselho resolveu cassar a titulação de Pal Schimmitt.

Mesmo com o cancelamento de validade do projeto Análise do Programa dos Jogos Olímpicos Modernos, Pal Schimitt divulgou que vai levar o caso aos tribunais, para recorrer da cassação de seu título.

Empossado através do partido conservador Fidesz, Schimmitt causou indignação da União Europeia e dos Estados Unidos, quando conseguiu aprovar algumas leis polêmicas, como normas de coibição da liberdade de imprensa e a separação de poderes. Agora, de acordo com as leis do país, o Parlamento húngaro tem um mês para escolher um novo presidente.

Fonte: Último Segundo

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado