Trem do Samba - Conheça os principais estilos e a história do samba

Internautas embarcam numa viagem pelas estações com nomes de estilos e músicos

Em homenagem ao compositor Adoniran Barbosa em especial à sua canção Trem das Onze, a Revista Super Interessante traçou a história do Samba desde os primórdios da sua gravação, no início do Século XX, com infográfico em forma de mapa metroviário, onde o internauta poderá embarcar na biografia de músicos e das épocas do ritmo brasileiro.

Como em qualquer trajeto ferroviário, as linhas e estações do Trem do Samba têm seus nomes de batismo; no caso da Super, têm as designações de estilos, além de músicos, compositores e cantores.

Nas rotas onde ficam os estilos, estão as linhas: Marchinhas de Carnaval, Maxixe, Choro, Samba-Raiz, Cantores do Rádio, Samba-Canção, Escolas de Samba, Samba-de-Breque, Partido Alto, Bossa Nova, Samba-Rock, Pagode/Cacique de Ramos, Pagode Romântico, Bahia e São Paulo.

Já entre os compositores, músicos e cantores, o internauta poderá ver gravações antológicas, como a música Pelo Telefone, primeiro samba gravado por um estúdio, em 1917.

As estações têm nomes de: Noel Rosa, Ary Barroso, Lamartine Babo, Sinhô, Moreira da Silva, Chiquinha Gonzaga, Clementina de Jesus, Carmen Miranda, Cartola, Dalva de Oliveira e outros sambistas clássicos.

Ainda há nomes que os mais tradicionais não considerariam como pertencentes ao ritmo do Samba, como o pessoal do Axé Music, Olodum e É o Tcham.

Fonte: Super Interessante

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado