Home office: confira passos importantes antes de se dispor a trabalhar em casa

Dicas são úteis também para os professores que atuam ou passarão a atuar em docência a distância

Geralmente, o conceito de "home office” é empregado para funcionários de empresas de negócios, em que a produção depende apenas de documentos online. Mas nesses tempos em que até a Educação está se globalizando no mundo digital e virtual, é necessário que o professor que atua ou passará a atuar no ensino a distância saiba algumas dicas e macetes de como montar a “sala de aula” em casa.

Nem todas as instituições de ensino superior oferecem espaço para o desenvolvimento da aula virtual, como também há possibilidade de o próprio professor preferir o conforto do lar para fazer o seu trabalho. Sendo assim, é preciso ter organização, disciplina e concentração e, acima de tudo, o profissional precisa saber que o ambiente do trabalho não pode ser confundido com os demais cômodos da casa.

“Tem que se tentar trabalhar em casa e não morar no escritório. O trabalho não pode invadir o espaço do casal, da família”, avaliou a jornalista e uma das autoras do livro As 1000 Dicas do Home Office, Marina Sell Brik. Sobre a regulamentação do home office, o cargo possui os mesmos direitos e deveres de quem cumpria o mesmo período de trabalho na empresa, como ficou previsto na Lei 12.551 de dezembro de 2011.

A lei alterou o artigo 6º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que diz: “não se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador, o executado no domicílio do empregado e o realizado à distância, desde que estejam caracterizados os pressupostos da relação de trabalho”. De acordo com o gerente da área de expertise da HAYS, André Magro, o trabalho em casa pode trazer benefícios.

“A proposta garante ao profissional conciliar de maneira mais fácil as obrigações familiar e a profissional, de modo que ele consiga ir a uma reunião escolar, ao médico, ao banco, entre outras atividades cotidianas, sem que precise faltar no emprego ou chegar atrasado. Isso porque ele pode utilizar o tempo que gastaria no trânsito se deslocando de casa para o trabalho. Menos cansado e com menos conflitos pessoais, o profissional se torna mais produtivo e satisfeito”, disse.

Fonte: Luciana Quierati (UOL)

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado