Geógrafo da Unesp produz atlas do trabalho escravo

Obra está disponível para consulta digital na íntegra

O professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Eduardo Paulon Girardi, e os geógrafos da Universidade de São Paulo (USP), Hervé Théry, Neli Aparecida de Mello e Julio Hato, lançaram o livro Atlas do Trabalho Escravo no Brasil, que traça um mapa dessa prática no território nacional.

A obra é considerada pioneira nos quesitos de modalidades, usos do trabalho escravo, distribuição, fluxos nas esferas municipais, estaduais e regionais. De acordo com os autores, o perfil mais comum do escravo dos últimos tempos é um migrante maranhense, do Norte do Tocantins e do Oeste do Piauí, masculino e analfabeto. Geralmente, esses homens são levados para Amazônia, em cidades recém-criadas, e forçados ao trabalho relacionados ao desmatamento.

Os dados foram colhidos no Ministério do Trabalho e na Comissão Pastoral da Terra e narra detalhes da economia da região escrava, como a pecuária e o carvão vegetal. O Atlas do Trabalho Escravo no Brasil está disponível na versão digital para consulta na íntegra.

Fonte: Estadão.com

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado