Faculdades paulistanas cortam custo e criam "curso itinerante", diz reportagem da Folha de S. Paulo

Uma reportagem do jornalista Fábio Takahashi, publicada no dia 11 de agosto no jornal Folha de S. Paulo, informa que alunos de São Paulo têm sido obrigados a mudar de campus no meio dos cursos, com distâncias que superam 30 km., Isso ocorre em universidades privadas, entre elas Estácio UniRadial, Uniban e Braz Cubas.

De acordo com o texto, as universidades falam em economia e tentativa de acomodar alunos em instalações melhores como as causas da transferência. Já os pesquisadores citam falta de planejamento e busca de mais lucros. O caso mais emblemático é o de uma turma de educação física da Estácio UniRadial. Os estudantes ingressaram em 2010 na Vila Formosa, zona leste de São Paulo. Mas no início de 2011, foram transferidos para o Jabaquara (zona sul). E agora para Interlagos (zona sul).

As universidades Estácio UniRadial e Braz Cubas afirmaram que mudaram os cursos de campus para oferecer melhores condições aos estudantes nas novas instalações. A Uniban disse que deu outras opções aos universitários de seu curso transferido. A UniRadial afirmou também que a unidade Interlagos "é a mais adequada para receber a academia" a ser utilizada pelos estudantes.

A instituição disse ainda que está oferecendo bolsa de estudos aos alunos, "para minimizar os transtornos". A Braz Cubas afirmou que seu campus principal possui melhor infraestrutura, com estacionamento próprio, e acesso mais fácil. Cita também que a mudança levou a uma maior facilidade para administração e economia em custos como água, luz, portaria, conservação, limpeza e manutenção.

Mais informações

Fonte: Folha.com

 

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado