Brasil lidera primeiro ranking de universidades latino-americanas

USP tem melhor desempenho acadêmico que universidades de México, Argentina e Chile.

USPlogoSegundo o ranking QS de Universidades latino-americanas, divulgado na última segunda-feira (3) pelo site TopUniversities.com, a Universidade de São Paulo (USP) aparece no topo das melhores instituições de ensino superior latino-americanas.. Atrás da USP, aparecem universidades do México, Argentina e Chile.

Com o aumento do investimento público na área educacional, o Brasil destacou-se com 65 universidades entre as 200 primeiras da lista, sendo quase o dobro do México (35), e bem superior à Argentina e Chile (25 cada). "A economia brasileira já é a sétima do mundo e a Goldman Sachs previu que superará as de Canadá, Itália, França, Reino Unido e Alemanha nos próximos 20 anos", analisou Ben Sowter, chefe de pesquisas do ranking QS.

Segundo os estudos, o Brasil ainda aparece em oito dos dez primeiros lugares em produtividade de pesquisa, assim como tem o maior número de acadêmicos com doutorado. Outro ponto destacado foi o número triplicado de matrículas universitárias nos últimos 10 anos no país.

"Enquanto muitos governos de países desenvolvidos cortam os gastos em universidades, os Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) estão investindo grandes quantias de dinheiro na construção de universidades de nível internacional", argumentou o diretor da página TopUniversities.com, Danny Birne.

No ranking QS das melhores universidades do mundo 2011, a USP figurou na 169ª posição, sendo a única universidade brasileira na lista de 200 instituições de ensino. A líder foi a Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha.

Fonte: UOL

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado