Função Fluxo de Caixa da HP 12C

A HP 12C possui a função FLUXO DE CAIXA, ou CASH FLOW, que facilita bastante para apurar o VPL - VALOR PRESENTE LÍQUIDO e a TIR - TAXA INTERNA DE RETORNO. A sua utilização é relativamente fácil, bastando digitar valores do fluxo de caixa, respeitando o sinal positivo para entrada de caixa e sinal negativo para saída de caixa.

Com a utilização das teclas do FLUXO DE CAIXA, é possível avaliar preços e taxas de juros dos títulos financeiros, fazer avaliação de empresas etc. Para ativar as teclas dessa função, é necessário pressionar a tecla g + CF0 para informar o fluxo de caixa inicial (do momento zero) e g + CFj para informar demais fluxos de caixa, positivos ou negativos.

Se houver números repetidos seguidamente, pode ser utilizada a tecla g + Nj para informar a quantidade de vezes que o número de igual valor ocorre seguidamente.

Após inserido todo o fluxo de caixa, se informar a taxa de desconto (taxa de juros) por meio da tecla i e digitar f + NPV,   a calculadora "desconta" o fluxo de caixa para o momento zero, retornando o VPL. Pode, ainda, através da tecla f + IRR, calcular a TIR do fluxo de caixa.

Para saber mais, assista ao vídeo FUNÇÃO FLUXO DE CAIXA DA HP 12C: https://youtu.be/jv_Nf88DK0c

 

Adicionar comentário