Vídeos produzidos no curso de Nutrição da USP educam a comer

Público pode conferir as explicações no site da universidade

comida rizoto20120226 130703Alunos da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) vêm desenvolvendo uma nova metodologia de aprendizado na disciplina de Educação Nutricional, que visa a formação de estratégias alimentares.

A matéria é regida pelas docentes Ana Maria Dianezi Gambardella e Maria Cervato Mancuso, que sugeriram a estudantes produzir vídeos com seus conhecimentos sobre o assunto. “Precisávamos estimular os alunos a se apropriarem de novas tecnologias. O nosso objetivo é que, desta maneira, eles consigam construir modelos e estratégias educativas nessa área da nutrição”, informou Ana Maria Cervato.

frutas20120226 130302O projeto é comemorado, inclusive, pelos próprios alunos, como foi o caso de Jéssica Dias, mestranda da FSP e que já foi monitora da matéria por dois anos. “Alguns falaram sobre a redução do sal na comida e outros sobre a importância do açúcar, por exemplo”, disse. No desenvolvimento da disciplina, os alunos traçam um projeto educativo, com abordagem e soluções de problemas alimentares, além de fazerem uma pesquisa do conhecimento público e estendem soluções.

“A ideia era que eles entendessem quais eram os pontos que as pessoas menos sabiam sobre determinado assunto e tentar encontrar uma solução para levar esse conhecimento para elas. Traçar estratégias e realizar planos para que a educação alimentar ganhasse espaço no dia a dia da população”, acrescentou Jéssica Dias.

O projeto serve não só para engrandecer o conhecimento das turmas, como também para o público ter uma fonte de educação alimentar e nutricional. “Estamos pensando em começar a avaliar o alcance dessas informações, tentar descobrir se as mensagens passadas nos vídeos foram efetivas e conseguiram sensibilizar as pessoas sobre o assunto”, encerrou Ana Maria Cervato. Para conferir os vídeos dos alunos da FSP, acesse os acervos nos anos produzidos: 2009, 2010 e 2011. Mais informações nos e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.">Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.">Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Agência USP de Notícias

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado