Fapesp lança Código de Boas Práticas Científicas

Documento prevê diretrizes éticas para exercícios de pesquisa e científicos.

A Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) lançou o Código de Boas Práticas Científicas, com intuito de fortalecer a comunidade paulista numa cultura sólida e bem arraigada de integridade ética da pesquisa. O plano pretende focar em três aspectos estratégicos: educação; prevenção; e investigação e sanção justas e rigorosas.

O documento prevê diretrizes éticas para os exercícios científicos dos pesquisadores que recebem bolsas e auxílios da Fapesp, incluindo as instituições-sede das pesquisas e os periódicos que também recebem apoio para a publicação.

“Desde a sua fundação, há quase 50 anos, a Fapesp norteia sua atuação pelo critério da idoneidade e qualidade dos projetos e dos pesquisadores. No decorrer dos anos, o número de projetos e pesquisadores cresceu muito e tornou-se necessário explicitar esses critérios para orientação da conduta nas atividades científicas”, disse Celso Lafer, presidente da Fapesp.

Segundo Lafer, o novo código não faz menção às questões da bioética, e a Fapesp só aprova projetos que tenham sido apreciadas pelas comissões de ética das instituições de pesquisa, que possuem regulamentação própria para esse tema.

“A pesquisa científica não se limita à descoberta de novos conhecimentos, mas também envolve a ideia de que é preciso preservar, no campo da pesquisa, por meio das boas práticas, os valores do conhecimento e da qualidade científica dos resultados. É importante oferecer um referencial concreto para distinguir esses valores de práticas não aceitáveis como a fabricação de resultados e os plágios”, argumentou.

Fonte: Agência Fapesp

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado