Brasil terá vaga permanente de professor visitante em Harvard

Dilma ressalta importância de especialistas estrangeiros no país com convênio de intercâmbio

Harvard college - science centerGraças ao convênio de intercâmbio assinado pela presidente Dilma Rousseff, entre Brasil e Estados Unidos, envolvendo o programa Ciências sem Fronteiras, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) conseguiu um acordo com a Universidade de Harvard, que passará a ter uma vaga permanente de professor brasileiro visitante por ano. A seleção do cargo caberá à própria Capes.

A parceria foi firmada na última terça-feira (10), na palestra da presidente na universidade americana. Antes de sua palestra, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante divulgou a abertura de um escritório no Brasil do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Segundo Dilma Rousseff, é interessante para o Brasil possuir estudantes nas melhores instituições de ensino do mundo, assim como para as próprias escolas.

“É bom para Harvard se aproximar do Brasil. O que nos interessa? Primeiro, garantir que estudantes tenham acesso às melhores instituições, além dos alunos, professores e doutores que possam utilizar as oportunidades de uma bolsa bancada pelo país”, disse a presidente.

Dilma também acrescentou sobre a necessidade de trazer pesquisadores seniores e juniores ao país. Além disso, argumentou sobre a necessidade de o país dar mais valor a patentes e não só a publicações. "O Brasil tem de correr muito para estar à altura dos desafios que se apresentam em ciência, tecnologia e inovação. Não podemos ter mais uma visão dos países de origem ibérica que dá mais importância a uma publicação do que a uma patente”, encerrou.

Fonte: UOL

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado