Leitor de números "gigantescos" ou "minúsculos"

O leitor de números vai auxiliá-lo em suas tarefas

A leitura e escrita de números "gigantescos", muito grandes, como bilhão, trilhão e octilhão, não apresenta muita dificuldade se forem números redondos.

Exemplos:

1.000.000.000 = um bilhão

26.000.000.000.000 = vinte e seis trilhões.

Agora, um número muito grande, "não redondo", como por exemplo, o número 15.908.327.421.223.856, fica "impronunciável", não é mesmo? Pior ainda seria grafá-lo sem confundir as unidades, dezenas e centenas dentro de cada classe de números (unidades simples, milhares, milhões etc.). 

Da mesma forma, um número decimal muito pequeno, "bem minúsculo", como por exemplo, o número 0,324412900031878, é difícil de grafar.

Para piorar mais um pouco, junte a parte "inteira" e a parte "decimal" dos dois números: 15.908.327.421.223.856,324412900031878. Complicou bastante a sua leitura, não é?

Ainda bem que não é sempre que aparece esse tipo de número na nossa vida. Mas, não se preocupe! Caso você precisar, utilize a ferramenta que o ProfessorNews criou para facilitar a sua vida. Digite esse número no Leitor de Números abaixo e veja como se lê ou como se escreve.

GERADOR DE NÚMEROS DECIMAIS POR EXTENSO

Utilize nosso gerador de números decimais por extenso. Digite o número desejado e clique em "Por extenso".

Nota: como estamos utilizando software de terceiros para gerar o número por extenso, o resultado apresentado pode ser ligeiramente diferente do estilo utilizado no ProfessorNews quanto ao emprego da conjunção “e” e vírgula que separam as classes de números. 

 

Não se limite a somente utilizar "facilidades" como esse leitor de números. Conheça mais sobre como ler e escrever corretamente (ou adequadamente) números e numerais, para aperfeiçoar seus textos e melhorar sua redação.

Saiba (quase) tudo sobre leitura e escrita de números e numerais: (Quase) Tudo sobre a escrita de numerais

Nesse link, você terá a oportunidade de conhecer muita coisa sobre numerais, tais como:

- diferenças entre número, numeral e algarismo

- como ler e escrever números muito grandes ou muito pequenos

- como ler e escrever números decimais

- como ler e escrever valores, porcentagens, datas, horários etc.

- concordâncias nominais e verbais de números

 

 

 

 

 

 

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado