Minc lança concurso para cineastas negros

Apoio de produção será para médias e curtas metragens

O Ministério da Cultura (Minc) está com inscrições abertas, até 30 de janeiro de 2015, para o concurso Curta Afirmativo 2014 – Protagonismo de Cineastas Afro-Brasileiros na Produção Audiovisual Nacional, que concederá apoio a diretores e produtores negros.

As categorias do concurso são:

 - Curta Metragem: Tema livre. Os 21 vencedores receberão o prêmio de R$ 100 mil para sua produção

 - Media Metragem: Cultura da Matriz Africana. Os 13 vencedores receberão R$ 125 mil para sua produção

As inscrições devem ser feitas pelo sistema SALICWEB, e devem ser realizadas por pessoas físicas autodeclaradas negras (pretos e pardos, de acordo com as categorias do IBGE, e brasileiros natos ou naturalizados.

O processo seletivo será composto por duas fases: habilitação e classificação. Os projetos serão avaliados por critérios de criatividade e inovação, qualidade de roteiro, desenvolvimento da temática e qualidade do plano de direção e storyboard.

Para promover o equilíbrio regional dos recursos, terão prioridade projetos apresentados por concorrentes dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Espírito Santo, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Mais informações podem ser acessadas no edital nº 05/2014 no site da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado