Canto da Chuva (xxiii): ex-militar torna-se professora de turma com problemas de drogas e preconceitos

“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”. Immanuel Kant

A edição do Canto da Chuva desta semana traz um filme que mostra uma realidade estudantil que pode ser encontrada em qualquer lugar; um drama familiar, que interfere na vida de todos que a compõem; dica de um livro sobre temáticas do Direito; um diálogo de um grande filme de Sergio Leone; e uma piada para descontrair o seu dia.

CLAQUETE: Mentes Perigosas (Dangerous Minds – EUA, 1995)

Este filme mostra situações que qualquer docente já pode ter passado. Depois de passar anos na Marinha americana, a ex-oficial LouAnne Johnson (Michelle Pfeiffer) consegue realizar o sonho de sua vida: tornar-se professora de Inglês. Logo de cara, na primeira experiência da nova profissão, sua classe é repleta de alunos rebeldes, indisciplinados e consumidores de drogas. Acostumada ao ambiente da caserna, onde o respeito aos superiores é algo primordial, a ex-militar pensa em desistir de seu intento, mas um colega da escola a convence do contrário. Além de lidar com os problemas que os estudantes trazem de casa e das ruas, a professora ainda tem que lidar com a questão do preconceito, já que a classe possui alunos de várias etnias, como brancos, negros e latinos. Para tentar conquistar seus alunos, LouAnne dá uma nota “A” a toda turma, com o objetivo de fazê-los entender que manter a nota máxima é mais difícil do que perdê-la. Baseado em fatos reais, Mentes Perigosas é uma adaptação do homônimo de LouAnne Johnson. O roteiro é de Ronald Basse e a direção de John N. Smith.

EM CARTAZ: A Primeira Coisa Bela (La Prima Cosa Bela – Itália, 2010)

Drama que conta a estória do professor universitário Bruno Michelucci (Valerio Mastandrea) e sua família, na cidade de Livorno, na Itália. Bruno é convencido por sua irmã Valeria Michelucci (Claudia Pandolfi) a visitar num asilo a mãe Anna Nigiotti (Stefania Sandrelli), doente e com câncer. Para Bruno, voltar a Livorno é um acerto de contas com o passado, já que sua família passou por profundas transformações desde o verão de 1971, quando Anna (Micaela Ramazzotti – na versão mais jovem) venceu o concurso Miss Mama. A partir daí, Anna passou a ser cobiçada por muitos homens, fato que, mais tarde, a fez abandonar o marido Mario Michelucci (Sergio Albelli) e a criar, mesmo sem querer, a constante insatisfação do filho. O assédio sobre Anna por vários pretendentes, a liberdade com que a mãe vivia, tendo que criar os filhos sozinha, deixou marcas profundas em Bruno, que passou a ser dependente de drogas na vida adulta. A filha, mesmo tendo um bom casamento, tem um relacionamento com seu chefe. No filme, o roteirista e diretor Paolo Virzi faz uma miscelânea com o passado e o presente dos personagens, onde cada um vive seus dramas, alegrias e tristezas. Mas só o presente será capaz de fazer com que a família finalmente se entenda. Veja onde o filme está passando na sua região no site Guia da Semana.

PAPIRO: CLT Universitária: Consolidação dos Meios de Trabalho (Sergio Pinto Martins – Editora Atlas, 2012, 464 p.). Este livro tem por objetivo atingir especialmente o aluno dos cursos de bacharelado, seja em Direito, Contabilidade, Administração de Empresas e Economia ou outros que tenham as matérias Direito do Trabalho, Legislação Trabalhista ou Direito Social. O autor fez uma seleção criteriosa de textos necessários ao bom aprendizado, como a parte trabalhista da Constituição e a legislação trabalhista, consistente em leis e decretos. Excluiu portarias, instruções normativas ou outras normas administrativas, considerando que certas legislações trabalhistas são muito densas, o que tornaria a obra dispendiosa para o aluno, com textos que não são usados no bacharelado.

UM MOMENTO DE CULTURA: O Bom, o Mau e o Feio

Cena 01:

Tuco: Lourinho, o pescoço no final da corda é o meu. Eu corro os riscos, por isso, na próxima vez, eu quero mais que a metade...

Blondie: Você corre os riscos, mas sou eu quem corta. Se diminuirmos a minha percentagem, não sei, não. Pode interferir na minha mira.

Tuco: É, mas se você errar é melhor errar muito bem. Qualquer um que venha a me trair e me deixar ainda vivo, não está sabendo nada sobre o Tuco, ahahah. Nada...

Cena 02:

Juiz: Procurado em 14 condados desse nosso Estado, sentencio o acusado que está aqui diante de nós, Tuco Benedito Pacífico Juan Maria Ramirez, e quaisquer outros nomes que ela possa ter, a ser enforcado até a morte, e que Deus tenha piedade de sua alma. Executem...

Diálogos do filme O Bom, o Mau e o Feio (Il Buono, il Brutto, il Cattivo – 1966), clássico do Western Spaghetti, do roteirista, produtor e diretor Sergio Leone (1929-1989). Considerado um dos maiores filmes do gênero, O Bom, o Mau e o Feio, inexplicavelmente, não ganhou um Oscar sequer, podendo ter arrebatado nas categorias de melhor filme, diretor, roteiro, trilha sonora, melhor ator, ator coadjuvante e fotografia. Leone inovou com a técnica do close-up, com a cena do Il Triello, quando Blondie (Clint Eastwood), Tuco (Eli Wallach) e Olhos de Anjo (Lee Van Cleef) estão no centro do cemitério para decidir quem ficará com o ouro. O filme conta a com a maravilhosa trilha sonora de Ennio Morricone, que tornou a música-título uma síntese do Bangue-Bangue. Confira algumas cenas com as principais músicas do filme: Il Buono, il Brutto, il Cattivo, L'Estasi Dell'Oro, Il Triello.

PIADAS E ANEDOTAS:

Na faculdade de Direito, o professor carrasco sacode uma pilha de provas em cima da mesa com intenção de fazer barulho aos estudantes já nervosos e esbraveja:

- Só vou aceitar as provas até às 11 horas em ponto. Se alguém me entregar às 11 horas e um, não aceitarei mais.

A turma tinha mais de 60 alunos e, todos eles, em pânico, começaram a fazer o exame. Todos conseguiram entregar em tempo, exceto um. Quando o mestre já se preparava para ir embora, o aluno saltou da cadeira e foi entregar a prova.

- Aqui está, professor. Disse, esbaforido.

- Eu avisei que não receberia depois das 11 horas em ponto...

- Mas, professor, não faça isso comigo... Disse o desesperado aluno. Mesmo assim, o professor não se solidarizou. Mas eis que o aluno tenta a última cartada.

- Professor, o senhor sabe com quem está falando?

- Ora, não!!! Disse o professor com ar de espanto. Eis que o estudante arranca as provas do mestre, e mistura sua prova com as demais e depois faz um “leque” como uma canastra real.

- Então, descobre agora...

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado