Professor da USP comenta sobre o avançado estado da Contabilidade no Brasil

Professor José Roberto Kassai destaca o pioneirismo do Brasil em relação ao mercado internacional

joseRkassai 08052012As profundas alterações nas regras contábeis introduzidas no Brasil pelas Leis nºs 11.638/07 e 11.941/09 passaram a vigorar para todas as empresas no Brasil, inclusive para pequenas empresas, a partir de 1º de janeiro de 2010. Algumas regras já valiam para companhias abertas, antes de 2010.

A convergência para os padrões internacionais de contabilidade, com a adoção do IFRS - International Financial Reporting Standards, as demonstrações financeiras brasileiras ficam mais transparentes. Passam a ser compreendidas em qualquer parte do mundo, o que facilita a visualização da situação patrimonial das empresas brasileiras e, consequentemente, gera o aumento dos investimentos diretos estrangeiros no País.

Expressões como "valor justo" e "teste de recuperabilidade econômica" passaram a fazer parte do vocabulário. Com as mudanças profundas na forma de pensar e fazer a Contabilidade, agora prevalecendo o conceito da essência sobre a forma, o contador e o empresário passam a assumir mais responsabilidades. Professores da disciplina tiveram que se atualizar, para ensinar a seus alunos. Profissionais de contabilidade ainda estão tendo dificuldades para se atualizar consoante as novas regras contábeis.

Para conhecer de perto a real situação, o Portal Professornews foi conversar com professor da Universidade de São Paulo (USP), que é a meca da Contabilidade no Brasil, acerca da importância das demonstrações contábeis e a crise mundial.

O professor José Roberto Kassai, do Departamento de Contabilidade e Atuária da USP, fala sobre as profundas mudanças ocorridas na área de Contabilidade. "As novas regras contábeis brasileiras foram estabelecidas com a mudança da Lei das Sociedades Anônimas e entraram em vigor efetivamente a partir de 2010; portanto não teve impacto na crise mundial de 2008", informa.

Porém, o professor Kassai destaca o avançado estado da evolução da Contabilidade no Brasil e a qualidade dos profissionais formados na USP, fazendo uma breve comparação da nossa contabilidade com a dos Estados Unidos.

"Pode-se afirmar que a qualidade das demonstrações contábeis atualmente exigida no Brasil não permitiria que os balanços contábeis escondessem os títulos 'podres' que não foram evidenciados no mercado norte-americano. O Brasil passou a adotar integralmente as normas internacionais de contabilidade (IFRS) de forma pioneira", completou o professor.

Texto: Equipe Professornews; Foto: Alexandre César

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado