Corrupção prejudica a qualidade da democracia brasileira

Estudo será apresentado em congresso na Espanha

O engenheiro, pesquisador e cientista político, Carlos Joel Carvalho de Formiga Xavier, realizou um minucioso trabalho sobre os efeitos que a corrupção no Brasil causa aos setores da sociedade e principalmente à democracia. O estudioso ressalta que havia uma preocupação com as mudanças dos regimes ditatoriais para democracia, na segunda metade da década de 1980.

“Atualmente, a preocupação é justamente com a qualidade. E o Brasil já sente os efeitos danosos da corrupção em sua democracia. A corrupção tira do governo a capacidade de responder às necessidades da população e desconsidera as preferências da maioria dos cidadãos em favor de uma minoria disposta a pagar pelo privilégio”, ressaltou.

O estudo de Carlos Xavier serviu como projeto de mestrado no Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). E uma das causas que explica esse processo do enfraquecimento da democracia nacional parte diretamente da falta de interesse e participação do povo na política. Outro problema é sobre o sistema judiciário, que não consegue coibir as ações de corrupção na política.

“Temos como exemplo a justiça eleitoral brasileira, que não consegue combater de forma eficiente o caixa dois em campanhas eleitorais”, disse. O pesquisador observou que, em certas ocasiões, as verbas investidas nos processos eleitorais despertam ações suspeitas.

“Há as doações declaradas, mas também as que não são declaradas, e que são relevantes. Nosso sistema eleitoral é confiável, mas os resultados podem estar sendo distorcidos, prejudicando a democracia em função das altas quantias gastas nas campanhas, que estão entre as mais caras do mundo”, declarou.

O estudo de Carlos Xavier foi selecionado pela Associação Internacional de Ciência Política (IPSA) para ser apresentado no XXII Congresso Mundial de Ciência Política em Madri, Espanha, em julho. Mais informações no e-mail do pesquisador: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Agência USP de Notícias

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado