Cientistas da USP conseguem financiar projeto com 'vaquinha virtual'

Desafio da equipe é arrecadar dinheiro para participar de um concurso nos EUA

Um grupo de cientistas da Universidade de São Paulo (USP) encontrou uma maneira curiosa de conseguir fundos para participar da iGEM (Competição Internacional de Máquinas Geneticamente Modificadas, em inglês), em outubro nos Estados Unidos, ao fazerem uma ‘vaquinha virtual’ para participarem de uma das maiores competições de Biologia Sintética do mundo. A maior inspiração foi o desespero.

“Nosso plano A, que era conseguir dinheiro com empresas, não deu certo. Tivemos de buscar alternativas”, sintetizou Carlos Hotta, professor do Instituto de Química e líder da equipe brasileira na competição.

Sem patrocínio governamental ou da iniciativa privada, o grupo resolveu postar um vídeo no site RocketHub, e conseguiu arrecadar US$ 3.000,00 em pouco mais de um mês, para inscrição do grupo no concurso.

“Nas primeiras duas semanas, as doações eram só de conhecidos. Foi quando nós fizemos o vídeo que as contribuições dispararam”, informou Otto Heringer, estudante de química, membro da equipe e autor do roteiro bem-humorado do vídeo, que se espalhou pela universidade.

Agora, o objetivo da equipe é arrecadar dinheiro suficiente para custear transporte e estadia para todo o grupo, para uma fase classificatória na Colômbia e uma geral nos Estados Unidos. Os cientistas pretendem apresentar projetos em uma tela touchscreen e uma rede de comunicação feitas de bactérias.

Fonte: Giuliana Miranda (Folha.com)

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado