"Pesos pesados" do Marketing brasileiro falam sobre a profissão

Encontro da ABPMarketing reuniu nomes importantes da comunicação do Brasil

abpm diretoriaO lançamento oficial da Associação Brasileira dos Profissionais de Marketing (ABPMarketing), na última quinta-feira (21), reuniu representantes de multinacionais, agências de comunicação, universidades e editoras.

A ocasião proporcionou o reencontro de amigos e colegas de profissão de vários locais do país. Houve também discussões sobre a intenção da regulamentação do profissional do Marketing, trocas de experiências e sobre o que esperam do mercado profissional nas esferas acadêmicas e grandes eventos que o Brasil sediará em breve: a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

O Professornews conseguiu conversar com diversos executivos que vão fazer o importante papel de divulgar o Brasil nesses eventos.

Professornews: Como o senhor vê a luta pela regulamentação do profissional do Marketing?

abpm agnaldoAgnaldo Lima, gerente de marketing da Editora Atlas: Não é só opinião minha, mas todos os profissionais graduados ou especializados na área concordam que deve haver a regulamentação. Não que eu defenda uma reserva de mercado para quem fez o curso, mas para gerar boa qualidade de trabalho. Sei que há gente competente no mercado, mas também há muita gente que não sabe o que está fazendo.

Professornews: Em seu discurso, a senhora comentou sobre as características que o profissional de Marketing deve ter. O que o profissional deve exigir de si mesmo para vencer na área? E quais as expectativas da Coca-Cola, quando o Brasil sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas?

abpm olivia douglasSilmara Olívio, diretora de Novas Bebidas da Coca-Cola Brasil: Qualquer profissional deve ter sua competência medida pela sua qualidade de atuação, não pelo tempo de serviço. E querer é poder, a pessoa tem que traçar o seu objetivo e, com certeza, o seu lugar estará garantido. Sobre os eventos que o Brasil sediará, a Coca-Cola tem uma grande tradição em ser uma das principais patrocinadoras de acontecimentos assim. Precisamos mostrar ao mundo o porquê de estarmos aqui. Temos tudo para fazermos uma grande festa, já que não temos guerras nem atentados terroristas. Acreditamos num grande sucesso (na foto, a entrevistada ao lado do presidente da ABPMarketing).

Professornews: Até onde o marketing contribuiu para o sucesso do Facebook no Brasil?

abpm protiFabrício Proti, diretor de negócios do Facebook Brasil: As marcas que utilizam o Facebook tiveram o advento de se tornarem mais conhecidas, através da comunicação bilateral entre empresa e consumidor. Antigamente, havia apenas o monólogo da marca para convencer o cliente. Ficou provado que o boca em boca tem mais poder de influência sobre a pessoa do que apenas a empresa tentando conquistá-la.

Professornews: É sabido que, em alguns casos, existem preconceitos e estereótipos dos profissionais de Marketing. O que o senhor acha disso?

abpm luizclaudiozenoneLuiz Claudio Zenone, coordenador do MBA em Marketing da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP): Marketing não é um departamento, não é uma área, é uma filosofia. Muitas pessoas que não conhecem a profissão dizem que somos enganadores, que ludibriamos para convencermos as pessoas a comprarem produtos, e não é nada disso. Essas pessoas não sabem que o Marketing engloba centros financeiros, de estratégias empresariais, inclusive, para lidar com a imagem de empresas e corporações. A própria assessoria de imprensa é um exemplo de marketing. Nosso exercício de ação vai além do tradicional como as pessoas acreditam. Em meu blog Estudos em Marketing, consegui neste mês de junho, 100 mil acessos, e isso é importante para troca de experiências e aprendizado. Considero que o Brasil tem as melhores agências de Marketing do mundo.

Além dos entrevistados, também receberam a menção honrosa da ABPMarketing: Rodrigo Guimarães Motta, da Nutrimental; Marina Pechlivanis, diretora de marketing da agência Umbigo do Mundo e Dilson Gabriel dos Santos, professor da Universidade de São Paulo (USP).

Leia mais em ABPMarketing é lançada oficialmente em São Paulo.

Fotos e reportagem: Alexandre César

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