USP e Estadão lançam biblioteca digital sobre corrupção

Acervo na internet poderá auxiliar trabalhos de pesquisadores de todo o mundo

livro eletronicoA parceria entre o Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (NUPPs-USP) e o jornal O Estado de S. Paulo visa organizar a Corrupteca, uma biblioteca internacional digital especializada em corrupção, que poderá render um bom banco de informações para pesquisadores.

O acervo já conta com 100 mil volumes digitais de textos completos, vindos de produção específica em corrupção, de 48.567 periódicos científicos encontradas em 1.643 universidades e centros de pesquisa de 63 nações pertencentes ao consórcio Open Archives Initiative (OAI). O conteúdo é reforçado pelo acervo digital de O Estado de São Paulo, com notícias sobre o tema da corrupção publicadas no jornal desde 1875. A consulta é livre ao público.

“A ideia é construir uma plataforma que indique não apenas os fatos e fenômenos da corrupção, mas que também traga análises que permitam indicar as consequências dela. É uma ferramenta analítica capaz de municiar os estudantes e pesquisadores do tema com material empírico”, relatou Moisés, coordenador do projeto temático Brasil, 25 anos de democracia.

Para mais informações, acesse a página da Corrupteca.

Fonte: Agência Fapesp

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado