Rio+20 espera repetir o sucesso da Eco-92

Novas e velhas questões serão discutidas em prol do meio ambiente

120px-OrmanProfessores, ambientalistas, cientistas e representantes de Estados aguardam ansiosamente a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), conhecida como Rio+20. O encontro é organizado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) e será realizado no Centro de Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro, no período de 20 a 22 de junho.

A reunião marcará o 20º aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), a Eco-92, e também o 10º aniversário da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (WSSD), realizada em Joanesburgo em 2002. Na ocasião da Eco-92, especialistas e chefes de Estado reuniram-se no Rio de Janeiro por 15 dias, para discutir os passos que a humanidade tomaria em relação ao meio ambiente, e meios de preservá-la.

A Eco-92 serviu para o desenvolvimento de projetos importantes na preservação do meio ambiente e como extrair matérias-primas sem desgastar a natureza. Por isso, tornou-se referência em muitos processos políticos nacionais e internacionais. A discussão desta edição será garantir empenhos políticos para o desenvolvimento sustentável, analisar os resultados do que foi realizado até o momento e pôr em prática as decisões tomadas nos últimos encontros sobre desenvolvimento sustentável, bem como levantar novos desafios emergentes.

Os temas da conferência são: uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.

O Rio+20 espera também a implementação de acordos políticos que originalmente foram levantados em discussão em 1992, tais como: Declaração do Rio de Janeiro, Agenda 21, Declaração de Princípios sobre as Florestas, Convenção sobre Mudança do Clima e Convenção sobre a Diversidade Biológica.

Acesse o vídeo da Cúpula da Terra, como também ficou conhecida a Eco-92.

Fontes: Planeta Sustentável e ONU

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado