Como evitar plágio involuntário utilizando software gratuito*

Nenhum professor tem interesse que o aluno lhe apresente um trabalho acadêmico com suspeita de plágio, voluntário ou involuntário. É possível evitar o constrangimento alertando o aluno e indicando-lhe, inclusive, softwares para evitar o plágio involuntário. O aluno pode checar previamente se as suas ideias e afirmações não serão consideradas plágio.

Ao produzir um texto acadêmico, um livro, ou outro documento qualquer, o autor do texto forma as frases e expressões com base em suas experiências e vivências, conhecimentos adquiridos em sala de aula, por leitura de livros e jornais, palestras e exposições de professores, pesquisas na internet etc.
Por um descuido ou esquecimento, pode ocorrer um plágio involuntário. Para evitar eventuais aborrecimentos futuros, recomenda-se uma revisão cuidadosa do texto escrito e, para garantir a originalidade das ideias ou creditar autoria a quem tem direito, o autor pode ainda recorrer a softwares antiplágio.
Na Newsletter ProfessorNews de 23-5-2011, apresentamos três softwares antiplágio (clique aqui para acessar a notícia). Nesta matéria, apresentamos softwares antiplágio que podem ser utilizados gratuitamente e que foram testados pela equipe do ProfessorNews.

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado