Performance do professor: sem surpresas com arquivos digitais

Quantas vezes você precisou enfrentar uma situação embaraçosa porque, na “hora H”, o pen drive ou o CD contendo os slides ou outros materiais de apresentação não puderam ser acessados, pois os arquivos estavam corrompidos ou com vírus? Nesses casos, o professor precavido que tem um “Plano B” não passa apuros, de jeito nenhum.

Que tal possuir um disco virtual para armazenar arquivos digitais que podem ser acessados remotamente de qualquer computador? Pesquisamos e testamos alguns serviços gratuitos desse tipo. Apesar de todos eles garantirem a segurança dos dados por meio de senha, alertamos que os dados confidenciais ser tratados com todo o cuidado. Descrevemos a seguir suas principais características e funcionalidades.
 
Dropbox
http://www.dropbox.com
O Dropbox simula o Windows Explorer e é de fácil utilização, pois uma vez instalado  no computador, basta copiar os arquivos que deseja transferir para o disco virtual, em diretórios e pastas criados de acordo com suas conveniências no próprio computador do usuário. Pronto! O software encarrega-se de sincronizar as pastas de seu computador com as pastas do servidor virtual, sem necessidade de comando adicional, pois transfere os arquivos automaticamente enquanto o computador estiver conectado à internet. Também é possível fazer upload de arquivos diretamente no servidor virtual e compartilhá-los com outros usuários. O serviço é gratuito até 2 GB de espaço no disco virtual (acima disso é pago). Este software foi indicado pelo Prof. Marcos Piellusch.
Fizemos um teste com um arquivo de 8 MB, um arquivo de 3,2 MB e dois arquivos de 2,5 MB cada, contendo slides em PowerPoint e planilhas em Excel. Copiamos os quatro arquivos simultaneamente nas respectivas pastas do Dropbox do nosso computador. A nossa conta criada no site Dropbox (composta de e-mail e senha) foi acessada por um computador localizado em outro endereço físico. Em menos de cinco minutos, os arquivos (no total de 16,2 MB) puderam ser visualizados e abertos normalmente, como se tivessem sido copiados naquele computador. O teste foi realizado em uma rede de internet banda larga com velocidade de 2 MBps.
 
SkyDrive
www.skydrive.com
SkyDrive é o disco virtual do Windows Live e oferece espaço virtual gratuitamente para quem possui conta nos serviços oferecidos pela Microsoft, como Hotmail e Messenger. Disponibiliza espaço total de 25 GB para armazenar diversos tipos de arquivos digitais, como documentos, fotos e e-mails, que podem ser compartilhados com outros usuários. Os arquivos digitais podem ser transferidos por meio de upload para o disco virtual após serem selecionados no computador. Existe uma ferramenta que permite criar documentos do Microsoft Office dentro do próprio site.
 
Gmail
http://www.gmail.com
Quem tem conta no Gmail automaticamente possui um espaço de armazenamento virtual de 7,5 GB, sem custo. Semelhante ao SkyDrive, o upload dos arquivos digitais é feito acessando a conta do Gmail. Possui também a ferramenta Google Docs para criar documentos dentro do próprio site.
MyByDocs
http://www.bydocs.com
Esse serviço de disco virtual disponibiliza gratuitamente até 30 GB de espaço. Podem ser armazenados documentos do Microsoft Office, mas a proposta do serviço é armazenar principalmente dados da área de informática, tais como código-fonte Delphi, Java e HTML.

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado