MEC cancela provas do Enem no Ceará

Ministério Público Federal requisitou anulação dos exames.

Na última quarta-feira (26), o Ministério da Educação (MEC) resolveu cancelar o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) prestados por 639 estudantes do Colégio Christus, em Fortaleza (CE). O MEC considerou que, das 14 questões divulgadas por um aluno da instituição numa página do Facebook, nove eram idênticas às do Enem aplicado em todo Brasil no último fim de semana.

As questões foram tiradas de um simulado aplicado pelo colégio há duas semanas antes do Enem. Por conta disso, o Ministério Público Federal do Ceará, através do procurador Oscar Costa Filho, requisitou ao MEC e ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é responsável pelo Enem, a anulação do exame.

A Polícia Federal está investigando o caso e uma das hipóteses levantadas é que as questões podem ser oriundas do pré-teste do Enem. Todos os anos, o Inep aplica provas para algumas escolas de diferentes estados para testar o nível de dificuldade das aplicações. Após os testes, as questões podem fazer parte do banco de itens, de onde saem as perguntas do Enem. Neste ano, o colégio Christus foi um dos selecionados para o pré-teste do Enem 2011.

O diretor do colégio, Davi Rocha, disse estar surpreso com o fato, e informou que o simulado é organizado por uma junta de colaboradores. Os alunos do Colégio Christus deverão fazer novo exame em novembro.

Fonte: Larissa Guimarães (Folha.com)

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado