Canadá é o destino preferido dos intercambistas brasileiros

Brasileiros têm preferido outros destinos que não os EUA

120px-snow-covered fir treesSegundo dados da BEX Intercâmbio, o perfil dos intercambistas brasileiros tem mudado através do tempo. Se antes a maioria dos interessados buscava aperfeiçoamento num segundo idioma, agora, a porcentagem de estudantes de ensino superior vem subindo. Outro dado é que o destino, antes era maciçamente os Estados Unidos, e agora é o Canadá.

A BEX Intercâmbio aponta que cerca de 60% dos intercambistas são alunos de graduação, vindos diretamente do ensino médio. E que outros 40% são profissionais em suas áreas de atuação, na faixa etária de 25 a 35 anos.

“O Canadá reúne vários fatores que acabam por atrair mais. O processo da retirada do visto é mais fácil e não exige entrevista pessoal. Diferente dos EUA, é possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Sem mencionar que o custo de vida é mais baixo”, afirmou Adriana Covelo, diretora da BEX Intercâmbio São Paulo.

Com a mudança do destino de estudo, o Canadá é agora seguido pelos Estados Unidos e, em seguida, pela Europa. Já na área de estudo, os cursos de língua ainda lideram a preferência. No ensino superior, os cursos mais procurados são de Direito, Engenharia e Negócios. Em terceiro lugar aparecem os cursos de pós-graduação. “A maioria dos intercambistas são do Sudeste, por concentrar a maior parte da população brasileira e maior parte da renda, seguida do Nordeste e do Sul”, disse Adriana Covelo.

De acordo com a Associação Brasileira de Operadores de Viagens Educacionais e Culturais (Belta), nos últimos cinco anos, 2010 foi o ano mais lucrativo para o mercado de intercâmbio, com um total de US$ 1 bilhão de arrecadação. Para mais informações acesse o site da BEX Intercâmbio.

Fonte: Assessoria de imprensa da BEX Intercâmbio

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado