Unicamp é a melhor instituição pública do País em avaliação do MEC

Entre as particulares, a melhor é a FGV do Rio

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) destaca-se com grande nível de excelência em seus cursos em relação às demais instituições públicas de ensino superior no Brasil, graças aos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

As notas de 1 a 2 são considerados ruins, enquanto a 3 é descrita como razoável, e 4 e 5 são boas. Com 4,69 de avaliação, a Unicamp aparece em primeiro lugar entre as universidades públicas. Entre as particulares, a líder é a Escola Brasileira de Economia e Finanças, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Rio de Janeiro, com 4,89 de nota. De todas as instituições, somente 27 conseguiram conceito máximo do MEC, sendo 16 públicas e 11 privadas.

A Universidade de São Paulo (USP), recentemente elencada como a melhor instituição brasileira em listas internacionais, não participa do Enade. Cerca de 53% das escolas avaliadas obteve IGC 3, ao passo que 37% obtiveram IGC 1 ou 2. Entre as escolas com resultado insuficientes, 640 são particulares e 43, públicas.

Essas instituições deverão passar por um processo de supervisão, comandado pelo MEC para melhorar a qualidade dos cursos. Ainda há 350 escolas que ficaram sem avaliações porque foram inauguradas recentemente e ainda não possuem um quadro suficiente de alunos concluintes para participarem do Enade.

Fonte: Estadão

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado