Dilma Rousseff anuncia pacote que cria quatro novas universidades federais

A presidente Dilma Rousseff anunciou no dia 16 de agosto, a criação de 120 novos campus de escolas técnicas, quatro universidades federais e 47 campus universitários até 2014, segundo reportagem de Demétrio Weber, do jornal O Globo.

O pacote inclui também a conclusão, até o fim do ano, de mais 81 escolas técnicas iniciadas no governo Lula, além da transformação de unidades de extensão (localizadas em municípios do interior), em novos campus de ensino técnico, totalizando assim 208 novos campus vinculados a Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Ifets).

Das quatro novas universidades, duas terão sede na Bahia, uma no Ceará e outra no Pará. O governo enviará ao Congresso projetos de lei prevendo a criação das universidades e dos cargos para a contratação de professores e servidores técnico-administrativos. Dilma participou pessoalmente da elaboração da proposta, dando a palavra final sobre a localização das instituições - o que significou administrar o lobby de governadores e parlamentares de diferentes estados.

Um levantamento do Ministério da Educação (MEC), com base na oferta de vagas em universidades federais para cada dez mil habitantes, auxiliou a escolha da presidente. As novas universidades utilizarão a estrutura de instituições já existentes. A expansão do ensino superior a ser anunciada por Dilma dará continuidade ao projeto iniciado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que criou 14 universidades.

Mais informações

Fonte: O Globo

 

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado