FGV lança escola para formar nova geração de matemáticos

As inscrições para o vestibular vão até o dia 3 de outubro, sendo 30 vagas ao todo.

Para atender a uma alta procura na área de Exatas, a Fundação Getulio Vargas (FGV) inaugurou a Escola de Matemática Aplicada (Emap), com intuito de oferecer um curso capaz de qualificar profissionais na visualização e interpretação de um grande volume de dados. As inscrições para o vestibular vão até o dia 3 de outubro, sendo 30 vagas ao todo. O curso terá a duração de quatro anos.

A instituição promoverá seu primeiro vestibular neste ano, mas já abriu um mestrado em Matemática no início de 2011. A intenção da FGV é capacitar os alunos para as diversas áreas da Matemática, tais como planejamento estratégico, monitoramento ambiental e mercado financeiro.

"Constatamos um interesse crescente pelo uso de técnicas matemáticas cada vez mais sofisticadas em conjunto com a modelagem, extração, mineração e interpretação de dados nas empresas e instituições governamentais e sociais. Queremos formar pessoas que consigam usar essa disciplina com eficiência em uma sociedade que tem acesso amplo a grandes quantidades de informação", afirmou Paulo Cezar Carvalho, coordenador da graduação da Emap.

O pró-reitor de ensino, pesquisa e pós-graduação da FGV, Antonio Freitas, argumentou que a intenção da instituição não é apenas capacitar profissionais na área de dados, mas torná-los especialistas na área acadêmica. "Há uma carência de mestres e doutores nessa área no país. Queremos estreitar essa lacuna", frisou.

Fonte: Adriana Fonseca (Jornal Valor Econômico – 26.09.11)

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado