Fora de ajuste fiscal de Dilma, universidades lideram contratações

Até agosto deste ano, 4.204 docentes foram efetivados em todo o Brasil.

Segundo reportagem de Gustavo Patu e Larissa Guimarães, do jornal Folha de S. Paulo, as instituições federais de ensino superior apresentam um crescimento maior de contratação de servidores públicos em relação aos outros órgãos da União. Isso se deve ao fato de a área universitária ser exceção na questão do ajuste fiscal, que provocou um bloqueio na contratação de servidores.

De janeiro a agosto, 16.309 funcionários foram efetivados pela União em todo o Brasil, sendo 4.204 docentes e 6.669 destinados às funções técnicas e administrativas na área da Educação. Até 2007, os professores e técnicos administrativos representavam um quarto das contratações do governo. Em 2010, já respondiam pela metade.

O secretário de Educação Superior, Luiz Cláudio Costa, afirmou que as contratações de professores tiveram como objetivo a expansão e a manutenção das universidades federais. UFBA (133), a UFPA (130), a UFRJ (126) e a UnB (106) foram as universidades federais que mais receberam professores efetivos.

Fonte: (jornal Folha de S. Paulo – 10/10/2011)

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado