A primeira prefeita da cidade de São Paulo

A primeira prefeita eleita de São Paulo tinha forte ligação com a educação

Luiza Erundina de Sousa, nascida em Uiraúna-PB, no dia 30 de novembro de 1934, é mais conhecia pela sua trajetória política, mas começou sua carreira pública na educação. Antes de abraçar a política, Erundina, graduada em Serviço Social e mestra em Sociologia e Política, havia assumido cargos de ensino direto e administrativos na Faculdade de Serviço Social, que ajudou a fundar em Campina Grande-PB.

A vida de Luiza Erundina não fora fácil na Terra dos Músicos e Sacerdotes, como é conhecida sua cidade natal, Uiraúna, no alto Sertão da Paraíba. Sendo a sétima de uma família de 10 irmãos, de pai artesão de selas e arreios de couro, Erundina já trabalhava desde menina vendendo bolos feitos pela mãe. Por não ter o curso ginasial em sua cidade, estuda a 5ª série duas vezes, até que mudar-se em 1948 para casa de uma tia, em Patos-PB, para concluir o ensino básico.

Em 1967, termina o curso de Serviço Social, na Universidade Federal de Paraíba, mas antes, em 1958 e com apenas 24 anos, já havia assumido o cargo público de diretora de Educação e Cultura da Prefeitura de Campina Grande. Seis anos depois foi nomeada secretária de Educação e Cultura na mesma cidade. Já em 1970, conclui o mestrado em Ciências Sociais, em São Paulo, e mais tarde volta à Paraíba, onde alia-se a Ligas Camponesas, fazendo oposição à Ditadura Militar.

Perseguida pelos militares, Luiza Erundina decide migrar definitivamente para São Paulo, e é aprovada no concurso público para assistente social da Capital. Em posse do cargo, passa a solidarizar com migrantes nordestinos nas favelas paulistanas, além de defender a causa de pessoas humildes que reivindicavam moradia e ocupavam terrenos públicos abandonados.

A partir daí, abraça totalmente a carreira política, ocupando os cargos de vereadora, deputada estadual e federal, além de ter conseguido a façanha de ser eleita como a primeira prefeita da cidade de São Paulo (1989-1993). Quando assumiu o mandato da maior capital brasileira, Luiza Erundina convidou o educador Paulo Freire para ajudá-la na área da Educação.

Juntos, criaram o programa Movimento de Alfabetização (MOVA), que consistia de centros de alfabetização para adultos. Além disso, a prefeita melhorou os salários e capacitação dos professores municipais, além da merenda nas escolas da rede. Atualmente, Luiza Erundina (PSB) ocupa seu quarto mandado como deputada federal.

Fontes: Ao Mestre.com.br

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado