Educação no Brasil evoluiu, diz Prêmio Nobel

James Heckman faz elogios à educação básica e ao ensino superior.

Segundo James Heckman, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2000, e professor na Universidade de Stanford (EUA), a educação básica no Brasil tem evoluído bastante. O economista esteve no seminário Educação das Crianças na Primeira Infância: a Experiência Brasileira e Internacional, realizado na última quarta-feira (26), no Rio de Janeiro.

Para Heckman, o governo brasileiro que antes priorizava a educação superior, hoje investe mais na educação infantil, já que considera que isso é um processo natural. “No passado, os esforços brasileiros eram concentrados no ensino superior, nas universidades públicas”, disse.

O governo brasileiro deve pensar e elaborar a educação infantil de forma integrada com outras áreas, incluindo nas políticas públicas educacionais a saúde e a segurança pública. Para Heckman, o governo brasileiro precisa alterar as regulações de pesquisa, de maneira a incentivar parcerias entre instituições de ensino ou pesquisa públicas e empresas privadas.

Heckman também elogiou as universidades brasileiras e destacou que o país tem tudo para se tornar um dos holofotes no campo da pesquisa.

“Nos Estados Unidos, você vê empresas farmacêuticas trabalhando junto com empresas de informática e universidades. Há várias parcerias entre as companhias instaladas no Vale do Silício e a Universidade de Stanford. O Brasil poderia ter um forte impacto na indústria de pesquisa, porque há ótimas universidades e centros de pesquisa aqui”, concluiu.

Fonte: jornal Valor Econômico (27/10/2011)

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado