Plano Nacional para Formação de Professores da Educação Básica não atinge meta

altO Plano Nacional para Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) foi criado com o objetivo de levar à universidade os professores que não tivessem um diploma de curso superior. A meta era assegurar que até 2014 todos os professores frequentassem uma universidade gratuitamente. Os números mostram, porém, que esse objetivo está longe de ser alcançado. Além do baixo número de inscritos, a taxa de evasão é alta. Isso mostra que, em alguns casos, mesmo quando o professor procura se atualizar, ele encontra dificuldades. O diretor de educação básica presencial da Capes, João Carlos Teatini, afirma que as localidades afastadas dos grandes centros são as que mais sofrem. Essas regiões concentram o maior número de professores sem formação superior e também é nelas que o número de professores que não procuram o Parfor ou que desistem do curso é maior. Teatini explica que as escolas deveriam viabilizar uma redução de carga horária para o professor, o que nem sempre acontece. “Muitas vezes o curso não é oferecido na cidade onde o professor mora, então ele precisa de apoio financeiro para se deslocar e se hospedar”, afirma Teatini. (Marta Avancini para a Revista Educação.)

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado