O professor de hoje não pode só reproduzir sua formação

Como um médico que deve estar sempre atualizado e comprometido com seu paciente, o mesmo deve acontecer entre o professor e seus alunos. O psiquiatra e educador Içami Tiba lembra as competências “básicas” de um docente: ter boa formação, usar novas tecnologias a favor dos conteúdos, atualizar-se em novas técnicas de ensinar, trabalhar bem em equipe, planejar e avaliar sempre, observar para reorientar o trabalho, ter atitudes e posturas profissionais, pois todo aluno pode aprender. A seguir, outros exemplos de como melhorar a performance em sala de aula.

Aquecer o aluno para receber a aula: da mesma maneira que é importante aquecer o corpo antes de uma atividade física, o aquecimento da mente antes da aula prepara o aluno para o que está por vir.
Intervalos: nem os alunos nem os professores aguentam aulas muito longas sem pausas. Uma parada de cinco minutos pode ser muito proveitosa para que os alunos (e o professor também) conversem, troquem ideias e impressões.
Resumo no final da aula: de preferência feito por um aluno. Resumir a matéria que foi dada naquele dia ajuda a fixar o assunto e a entender a importância daquela aula. O aluno percebe que está aprendendo.
“Cenas do próximo capítulo”: como nas novelas e nos filmes, é importante que o professor estimule o aluno para o que está por vir. Falar sobre o assunto da próxima aula é incentivar o aluno a comparecer e se preparar: funciona como o trailer dos filmes nos cinemas.
Por Içami Tiba
Fonte: Portal UOL

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado