Escolas criam serviços para incrementar a pós-graduação

Especialistas apostam na prática profissional para capacitação dos alunos

Preocupadas em melhorar a qualidade de ensino para proporcionar maior destaque a seus alunos no mercado de trabalho, instituições de pós-graduação vêm agregando novas orientações práticas às disciplinas acadêmicas. Por isso, as escolas têm apostado em viagens de aprendizado, cursos de empreendedorismo e intercâmbio com oportunidades de aplicações práticas.

Os resultados demonstram ser positivos, já que, por conta do novo modelo, os estudantes conseguem ter melhor desempenho na carreira, onde identificam fatores de crise e solucionam problemas. Para Mauro Kahn, gerente executivo do MBA de Petróleo (MBP Master Business Petróleo) e de meio ambiente (MBE Master Business Environment) da Coppe/UFRJ, o conhecimento acadêmico só se completa com a prática.

“Por mais completo que um curso seja, o trabalho de campo é essencial. Tentamos ficar cada vez mais próximos da realidade. As dinâmicas de grupo envolvem discussão de casos e simulam uma audiência pública ou uma auditoria ambiental nos cursos de meio ambiente. No de petróleo, simulamos uma licitação da ANP ou discutimos a viabilidade econômica e financeira de projetos”, afirmou.

Marcos Cavalcanti, coordenador do MBA em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial, também do Coppe, acrescentou sobre o estímulo da inovação e como encarar situações de sucesso e de riscos.

“Um dos objetivos do MBA é estimular a inovação. Nos workshops são discutidos não apenas exemplos de sucesso, mas também de fracasso. Estes, inclusive, são os que mais atraem os alunos, pois geralmente se aprende mais com os erros. Apostamos na construção coletiva do conhecimento para a gestão de uma empresa que não está mais em um mundo industrial. Hoje, o principal fator de produção é o conhecimento para o qual a lógica da colaboração faz mais sentido”, disse.

Fonte: jornal Valor Econômico (06.02.12)

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