Jovens criam empresa para ajudar alunos e universidades

Um dos projetos pode inovar os serviços de cartões de crédito e telefonia

A empresa RedeAlumni, do segmento de mercado de aviação da educação, vem desenvolvendo projetos que possam garantir o acesso da população ao ensino superior, além de criarem meios de as instituições atraírem estudantes e mantê-los nos cursos. Os sócios da RedeAlumni são graduados no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Segundo Gustavo Bonfim, fundador e diretor executivo da empresa, o segredo está em como distribuir os valores das mensalidades. As empresas aéreas oferecem preços de passagens entre R$ 50,00 e R$ 500,00 num mesmo voo e, para Gustavo Bonfim, as instituições de ensino deveriam copiar esse modelo. "Isso ajudaria a diminuir a ociosidade de vagas e a elevar o tíquete médio", ponderou.

Uma das soluções é o projeto Quero Bolsa, que direciona estudantes que procuram descontos em universidades conveniadas. O serviço é gratuito para ambos os lados e destaca a diferenciação nos preços baseados na antecipação de matrículas, transferências e vagas remanescentes.

Outra alternativa é o Captavest, que considera a habilidade do aluno em conseguir novos estudantes para a instituição, em troca de 10% de desconto nas mensalidades para indicador e o indicado. "Se a pessoa precisa de 80% de bolsa, ela vai correr atrás de oito indicações para aquela instituição", disse Gustavo Bonfim. Nesse modelo, a instituição paga uma taxa para a RedeAlumni por matrícula realizada sob sua influência.

Gustavo Bonfim contou como os projetos vêm dando certo, e também como a RedeAlumni angariou patrocínio para o início dos trabalhos. "O projeto agradou investidores que buscam start-ups e o fato de sermos egressos do ITA facilitou o processo", informou. A próxima meta é capacitar o Captavest para os serviços de cartão de crédito e telefonia.

Fonte: jornal Valor Econômico

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado