Cresce a procura pelo mestrado profissional

O diploma garante possibilidade de lecionar e tentar um doutorado

120px-juramentoPor conta da falta de mão de obra qualificada em diversas áreas de gestão, está crescendo no mercado acadêmico os cursos de mestrado profissional. A nova modalidade tem ganhado a preferência de estudantes, ao invés de mestrados tradicionais e MBAs.

O mestrado profissional também se destaca entre empresas e corporações na hora de contratar e investir na carreira dos funcionários, tanto que, segundo especialistas, entre 2005 e 2010, a oferta nessa área cresceu 150%.

Para a coordenadora do programa OneMBA e do mestrado profissional em Administração, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (Eaesp) da Fundação Getúlio Vargas, Marina Heck, esse quadro é consequência da boa situação econômica do país. "Prova disso é que as empresas estabelecidas no país estão mais propensas a custear os cursos para seus funcionários que suas congêneres nos EUA e Europa”, disse Marina Heck.

No Rio Grande do Sul, a Universidade do Vale dos Sinos (Usininos) inaugurou seu mestrado profissional em 2010 e colheu ótimos resultados ao fim do curso. Isso porque a Springer Carrier e o Hospital Moinhos de Ventos, de Porto Alegre, contrataram alguns dos alunos para os seus quadros.

"As empresas brasileiras estão descobrindo que investir em educação executiva dá retorno. O aluno sai com condições de aplicar melhor os conceitos e formar gente dentro da empresa", informou Oscar Kronmeyer, coordenador do mestrado profissional em gestão de negócios da Unisinos, que já está prestes a formar a segunda turma.

No meio acadêmico, o mestrado profissional vale tanto quanto o mestrado acadêmico, pois possibilita lecionar numa universidade e abre caminhos para um doutorado.

Fonte: jornal Valor Econômico

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado