USP estuda mudar regras da pós e antecipar avaliação de alunos

Estudantes de pós-graduação da universidade não gostaram da novidade

usp estatua20120324A Universidade de São Paulo (USP) pôs em pauta uma mudança nos processos de avaliação dos seus programas de mestrado e doutorado. A comissão de pós-graduação da entidade pretende aumentar os elementos de avalições, tanto dos candidatos, como dos programas, com intuito de melhorar a qualidade de seus programas.

As novas diretrizes irão à votação pela comissão ainda este mês e caso sejam aprovadas, passarão para o Conselho Universitário, para entrar em vigor no início de 2013. A principal proposta é de que o aluno seja examinado em até um ano e meio após o começo do curso, mas o período para isso ainda não está definido. A intenção da USP é que o aluno saiba, com antecipação, se possui ou não talento para a pesquisa. No entanto, os cursos é que vão definir se mantêm o exame inicial.

Ao fim dos cursos, o estudante receberá uma avaliação por escrito da banca examinadora. O objetivo é que o candidato faça adequações no projeto antes da defesa oral ou que decida, a partir daí, abandonar o projeto, para evitar uma insatisfação de uma reprovação pública. A USP ainda informou que os programas terão mais poderes, como decidir como serão as avaliações, com base nas diretrizes do regimento, e o desligamento de alunos, que atualmente é de responsabilidade da reitoria.

A assembleia dos estudantes de pós-graduação da USP divulgou uma carta aberta sobre as possíveis mudanças: "suposta descentralização tem, na verdade, caráter mais centralizador", já que os programas poderão ser fechados pelos órgãos centrais.

Fonte: Fábio Takahashi (Folha.com)

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado