Mercadante promete reajustar bolsas para pós-graduação

Ministro não divulgou novos valores e nem para quando pretende estabelecê-los

bolsa-de-estudo3Após a paralisação dos bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na semana passada, o ministro da Educação, Aloízio Mercadante divulgou, na última terça-feira (3), que concederá um reajuste de valor das bolsas de estudo, que não sofrem reajuste desde 2008. Para Mercadante, a defasagem deve ser revista “o mais rápido possível”.

No entanto, o ministro não disse de quanto será o aumento e quando será dado. Hoje, os valores das bolsas de mestrado são de R$ 1,3 mil, e os de doutorado são de R$ 1,8 mil mensais. Já em 2010, os bolsistas reivindicavam o aumento de 40%, através da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

“Esse aumento nem atende ao que achamos justo. Mas a gente fez um cálculo responsável com a nossa demanda e com a atual situação do governo, levando em conta, inclusive, a inflação do período”, disse Elisangela Lizardo, presidente da entidade.

A dirigente também acrescentou que os valores pagos por outras fontes de apoio à pesquisa foram reajustados recentemente e que estão em níveis maiores que os oferecidos pela Capes. Hoje, 71 mil bolsistas são subsidiados pela Capes.

Fonte: Último Segundo

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado